domingo, 28 de outubro de 2012

Movimentos Sociais

Questões Vestibular sobre Movimentos Sociais

1- Os conflitos sociais gerados durante o desenvolvimento do capitalismo promoveram o nascimento de um conjunto de movimentos sociais ao longo da história contemporânea. No intuito de problematizar e transformar a realidade vivida movimentos de trabalhadores da cidade e do campo surgiram no mundo todo, exigindo respostas às dificuldades existentes e melhorias nas condições de vida da população. Contudo, tais movimentos sofreram muitas modificações nas últimas décadas. Sobre isso é INCORRETO afirmar que:


a) com o fortalecimento da democracia e da participação popular nas eleições representativas os movimentos sociais perderam importância, pois é o voto o único e o verdadeiro canal de participação política da população.

b) o fim do bloco soviético e a crise nos partidos de esquerda promoveram um refluxo ideológico nos movimentos sociais, que gradativamente abandonaram a perspectiva revolucionaria em defesa da colaboração com o Estado e com as elites dirigentes.

c) o fortalecimento de outros canais de reivindicação, como a televisão e a internet, enfraqueceu umas das funções primordiais dos movimentos sociais, que era de deixar público as necessidades de comunidades especificas.

d) embora existam inúmeros movimentos sociais no Brasil, o Movimento Sem Terra continua a ser o mais significativo, devido ao número de pessoas que representa e as suas formas de luta.

e) no mundo contemporâneo, as organizações-não-governamentais vêm dividindo espaço com os movimentos sociais nos processos de divulgação dos diferentes problemas sociais e também na representação popular.

2 -Na abordagem clássica, a ideia é a de que os movimentos sociais existem quando há:

I. Um princípio de identidade construído coletivamente ou de identificação em torno de interesses e valores comuns no campo da cidadania.

II. Definição coletiva de um campo de conflitos e dos adversários centrais nesse campo.

III. A construção de projeto de transformação ou de utopias de mudança social nos campos societário, cultural ou sistêmico.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.

3- Em relação à multiplicidade de interpretações e enfoques sobre o que são movimentos sociais, considere:

I. A análise dos movimentos sociais oferece uma chave teórica e metodológica que pode ser aplicada para além do campo empírico das ações coletivas.

II. Os movimentos sociais podem ser definidos como ações coletivas propositivas que, vitoriosas ou fracassadas, resultam em transformações nos valores e instituições da sociedade.

III. A análise sobre os movimentos sociais não pode ser separada da análise de classe social e pode resumir os movimentos a algo determinado pelas classes.

IV. O movimento social refere-se à ação dos homens na história. Esta ação envolve um fazer, por meio de um conjunto de práticas sociais, e um pensar, por meio de um conjunto de idéias que motiva ou dá fundamento à ação.

V. Os movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais.

Está correto o que se afirma APENAS em:
a) I, II, III e IV.
b) I, II, III e V.
c) I, II, IV e V.
d) II, III, IV e V.
e) III, IV e V.

4-

As décadas de 1950 e 1960 foram marcadas por movimentos sociais contra políticas de discriminação em sociedades americanas e africanas.
A foto e o texto remetem a uma conjuntura histórica em que proliferaram movimentos defensores da:

(A) revisão dos códigos penais

(B) expansão dos direitos civis

(C) abolição das hierarquias sociais

(D) valorização das diferenças étnicas

05. (UEMA) Os novos movimentos sociais, principalmente os ambientalistas no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da Floresta Amazônica, dentre outros. Sobre esses movimentos, leia as proposições abaixo.

I. São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta Terra das agressões do homem.
II. São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
III. São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
IV. São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.

6 - Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito tem sido os motores no processo de construção democrática.
SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo:
participação e possibilidades das práticas democráticas.
Disponível em: www.ces.uc.pt . Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).
Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque
A) determinam o papel do Estado não transformações socioeconômicas.
B) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
C) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
D) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
E) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado

7-


8 - Os movimentos sociais de Canudos e do Contestado

a) atemorizaram os governos republicanos, sendo, por esta razão, aniquilados.
b) advogaram idéias monarquistas, exaltando a figura de D. Pedro II.
c) propuseram a reforma agrária, tomando as fazendas dos ricos agricultores.
d) receberam apoio da Igreja Católica, em especial dos padres de localidades próximas.
e) foram liderados por homens desvinculados das tradições locais.

9-

O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: “É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa é a condição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia não é uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimento atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas”.

(Journal de la comune étudiante. Textes et documents. Paris: Seuil, 1969 (adaptado)).

Os movimentos sociais, que marcaram o ano de 1968,

a) foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa.
b) restringiram-se às sociedades de países desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram mais evidentes.
c) resultaram no fortalecimento do conservadorismo político, social e religioso que prevaleceu nos países ocidentais durante as décadas de 70 e 80.
d) tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural, expressos na mudança de costumes e na contracultura.
e) inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo, a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.

10 - Sobre os Movimento Sociais no Brasil, está correto o que se afirma em

A) Estão direcionados apenas para a Reforma Agrária, pois seu enfoque é político.

B) Dividem-se em duas fases: Regime Militar (1964-1974) e Regime Democrático (1989 aos dias atuais).

C) São desorganizados e sem adesão populacional e, por isso, não trazem modificações substanciais ao país.

D) Caracterizam-se pelo não entendimento da luta por reconhecimento de identidades indígenas como sendo movimento social.

E) Ganharam força e destaque após anos de ditadura militar, período em que a sociedade brasileira buscava reconduzir o país à democracia.

11-  longo das últimas três décadas, houve um aumento significativo dos movimentos sociais em todo o mundo. Qual é o objetivo dos movimentos sociais? Cite três movimentos entre os que mais se destacaram em todo o mundo nos últimos 30 anos. Comente seus objetivos e modos de atuação.

12- Para muitos autores, a década de 1980 foi muito importante para a pluralização e fortalecimento dos movimentos sociais em nosso país. Agora surgem novas formas de participação e mobilização social. Comente o papel dos movimentos sociais no Brasil dos anos 80 e compare-os às novas formas de participação política do século XXI.


13- (Uncisal 2012) Leia o texto abaixo.

Como valor universal, os direitos humanos justificam ações políticas e intervenções militares internacionais e, paradoxalmente, influenciam movimentos sociais de dimensão universal ou regional e local. Os movimentos sociais produzem conflitos, ampliam os espaços de participação e procuram novas formas de organização social.

(Sólon Eduardo Viola. Movimentos Sociais e Direito – adaptado)

Com referência aos novos movimentos sociais, qual opção se apresenta como incorreta?

a) As questões ambientais se inserem efetivamente no conjunto de temas abordados pelos novos movimentos sociais, assim como questões relativas à situação das mulheres, os direitos dos homossexuais e as questões étnicas e raciais.
b) Os novos movimentos sociais refletem a complexidade das relações existentes no mundo globalizado, considerando as diversidades e evitando assumir posições políticas contestatórias e/ou polêmicas.
c) Os atuais movimentos sociais lutam por uma cidadania universal por meio da extensão dos direitos de cidadania a todos os indivíduos que compõem a sociedade.
d) A busca de reconhecimento identitário é uma das marcas mais visíveis dos novos movimentos sociais.
e) Os avanços tecnológicos e o barateamento dos meios de transporte potencializam as ações dos movimentos sociais. As redes sociais ampliaram os fóruns de discussão, unindo ativistas de vários segmentos com ideias semelhantes e tornando mais visível a conexão entre os problemas locais e suas fontes globais.

14- (Unicentro 2011) Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes, por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que
a) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.
b) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.
c) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.
d) se desenvolvem a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.
e) realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores salários.

15- (Uema 2011) No Brasil, segundo Juliana Tavares (In: Revista Sociologia. São Paulo: Escala, ano 1, nº 3, 2007), o custo do fracasso das mobilizações sociais e as tentativas de mudanças sociais evidenciam a questão do desemprego, da violência institucional e do agravamento no processo de marginalização. Nesse contexto, o povo convive e se acomoda pacificamente com a miséria cotidiana, sem perspectiva de mudança. A partir desse raciocínio, identifique os conceitos sociológicos relacionados a movimentos sociais no Brasil.
a) Cidadania; indústria cultural; identidade; individualismo; resistência social.
b) Participação política; violência; desmobilização; alienação; individualismo.
c) Ideologia; participação política; cidadania; identidade; projeto político.
d) Identidade; comportamento de massa; propriedade; cidadania; alienação.
e) Projeto político; cidadania; propriedade; alienação; identidade.


16-(PITÁGORAS) Existem ao menos dois tipos de movimentos sociais que atuam em nosso universo social. De um lado, aqueles movimentos reivindicatórios pautados na satisfação de necessidades básicas. De outro, aqueles grupos que lutam por causas identitárias – chamados novos movimentos sociais. Em geral, os movimentos do primeiro tipo são tratados com desdém pelos principais meios de comunicação de nosso país.
Assinale a afirmativa que INDICA movimentos sociais de causas básicas.
a) Vegetarianismo, movimentos ecológicos.
b) Movimento feminista, movimento do software livre.
c) Movimento dos trabalhadores sem-terra (MST), sindicatos de trabalhadores.
d) Movimento negro, movimentos ecológicos.
e) Sindicatos de trabalhadores, movimentos ecológicos.

17- (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que melhor avalia as frases seguintes:
• Os movimentos sociais consistem em organizações formadas exclusivamente a partir da iniciativa de governos em seus diversos níveis (municipal, estadual e federal).
• O movimento ambientalista tem ao menos duas linhas ideológicas distintas, uma que defende a preservação irrestrita da riqueza natural, outra que defende o seu uso responsável e sustentável.
• Os movimentos sociais são caracterizados por uma diversidade de linhas ético-políticas, o que demanda rigor e cuidado na análise. Em geral, erramos ao falar “da opinião” do movimento feminista, ou do movimento negro – por exemplo.
a) Apenas I está correta, II e III estão erradas.
b) Apenas II está correta, I e III estão erradas.
c) Apenas III está errada, I e II estão certas.
d) Apenas I está errada, II e III estão certas.
e) Todas estão certas.

18 - (PITÁGORAS) Existem ao menos dois tipos de movimentos sociais que atuam em nosso universo social. De um lado, aqueles movimentos reivindicatórios pautados na satisfação de necessidades básicas. De outro, aqueles grupos que lutam por causas identitárias – chamados novos movimentos sociais. Em geral, os movimentos do primeiro tipo são tratados com desdém pelos principais meios de comunicação de nosso país.
Assinale a afirmativa que INDICA movimentos sociais de causas básicas.
a) Vegetarianismo, movimentos ecológicos.
b) Movimento feminista, movimento do software livre.
c) Movimento dos trabalhadores sem-terra (MST), sindicatos de trabalhadores.
d) Movimento negro, movimentos ecológicos.
e) Sindicatos de trabalhadores, movimentos ecológicos.

19- (PITÁGORAS) Leia trecho de um importante manifesto dos movimentos sociais:
“A política verde é um tipo de celebração. Reconhecemos que cada um de nós faz parte dos problemas do mundo, e que também fazemos parte da solução. Os perigos e as perspectivas de cura não estão apenas no meio que nos cerca. Começamos a atuar exatamente onde estamos. Não há necessidade de esperar até que as condições se tornem ideais. Podemos simplificar nossas vidas e viver em harmonia com valores humanos e ecológicos. Haverá melhores condições de vida porque nos permitimos começar... Portanto pode-se dizer que o principal objetivo da política verde é uma revolução interior, ‘o verdejar do se’.”
Petra Kelly, Pensando Verde
MANUEL CASTELLS. O Poder da Identidade. Paz e Terra. Página 141.

Ao defender que as mudanças sociais serão realizadas a partir de “uma revolução interior”, os movimentos sociais estão enfatizando a importância

a) dos canais tradicionais da política como o parlamento, o voto e as leis e demais instrumentos dos serviços públicos.
b) das mudanças que ocorrem na privacidade e na vida pública dos indivíduos, especialmente a emancipação da mulher no mercado de trabalho e as reflexões sobre o modo de vida nas cidades.
c) das ações sindicais e operárias como canais privilegiados de enfrentamento no setor econômico com repercussões para os processos políticos e jurídicos.
d) das ações da Igreja no sentido de buscar um significado transcendental da ação política na vida íntima e pessoal dos indivíduos.
e) das redes sociais que publicam amplamente as ideias e os princípios de organização que norteiam as ações políticas de derrubadas de ditadores.

20- Sobre os movimentos sociais, que estão em evidência na mídia, assinale as alternativas corretas:
a)O conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais que, por sua vez, buscam mudanças sociais.
b) Um movimento social não pode existir sem ter um projeto de ação ou uma ideologia.
c) Tornou-se comum assistir, na tv e nos seus noticiários, às informações sobre a ação do MST, de ONGs variadas, do Movimento dos Sem-Teto, dos indígenas, homossexuais, o Movimento Estudantil, etc.
d) O Movimento dos Sem-Terra não pode ser caracterizado como um movimento social.
e) O Greenpeace é um movimento ligado à preservação do meio ambiente que vem atuando desde os anos 70, exclusivamente na Europa.

Gabarito 

1- A
2- E
3-C
4- B
5- C
6- C
7- E
8- A
9- E
10- E
11 - Os movimentos sociais visam estimular mudanças sobre uma questão pública, a fim de expandir os direitos civis para um segmento da população, trata-se também de um canal para o exercício da cidadania. Movimento feminista, que luta por mais direito para as mulheres; movimento ecológico, que busca a conservação do meio ambiente através do desenvolvimento sustentável; movimento homossexual, que visa mais igualdade de tratamento e oportunidades para os homossexuais.
12- Os movimentos sociais da década de 1980, no Brasil, estavam relacionados ao fim da ditadura e à luta pela democracia e carregavam consigo uma forte conotação de classe. Já as novas formas de participação política do século XXI carregam uma crítica ao modelo capitalista e desenvolvimentista internacional, estão relacionados a demandas por direitos sociais e se apropriam da internet e das redes sociais como uma das suas principais formas de ampliação e divulgação. Podemos citar como movimentos contemporâneos a Primavera Árabe, o movimento estudantil na Espanha e a ocupação de Wall Street.
13- B
14- A
15- C
16- C 
17- D
18- C
19- B
20 - A,B E C

Nenhum comentário:

Postar um comentário