01. Leia
o que escreve Antônio Bivar (O que é punk, Editora Brasiliense, 2001):
“Em 1976
o punk é maisuma revolução de estilo que político. Mais sentimento que
consciência. Quando a imprensa começa a usar de retórica para explicar o punk,
chamando o movimento de político, Johnny Rotten retruca: “A imprensa não sabe o
que diz. Como é que posso ser político se nem sei o nome do primeiro
ministro!”.”
Considerando
o que a sociologia explica sobre artes e movimentos, mais o lido, está correto
dizer que:
a) o movimento punk integrou com outros movimentos
culturais das décadas de 1960-1970, os quais tinham estilos totalmente
diferentes entre si e com relação a este, o movimento mais amplo que foi a
contracultura.
b) o
movimento punk estava ligado apenas ao campo estético da manifestação.
c) a
essência do movimento punk é o uso constante da indumentária em couro ou
tecidos rústicos, uso da cor preta e cortes radicais de cabelos.
d) a arte
punk na realidade é de matriz social conservadora, própria das classes menos
abastadas da sociedade.
e) a
imprensa da época, como a de agora, nada tinha a dizer de tais movimentos
musicais e similares, pois estes são efêmeros, daí não serem possíveis de
apreensão e análise.
02. Desde o início da sociologia, no século XIX, se
vem discutindo a respeito da religião: se tem ou não importância; qual seu
papel; qual a sua função social; etc. Igualmente, desde então há diferentes
teorias que visam melhor elucidá-la. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na
visão de Marx e Engels, e do materialismo histórico que lhes seguiu, a
religião, obra humana, é um mau, pois que alienaria os homens quanto à
realidade na qual viveriam, não lhes permitindo reagir àsmazelas da dominação
de classe.
b) Para
Durkheim a religião é um fato social, o qual tem como função social aprimorar a
solidariedade interna do grupo e, com isto, favorecer a própria coesão da
sociedade.
c) Na compreensão de Weber o que importa na
religião é esta servir à dinâmica da mudança social, deste modo não analisa a
religião em busca da harmonia social.
d) A
religião, de todo modo, pode ser vista como um dos componentes presentes, ao
longo da história, nas diferentes culturas e povos, criando e orientando-lhes
em suas cosmologias e cosmogonias.
e) As
alternativas acima estão todas erradas.
03. “Na segunda metade do século XX, a tendência à
superação das ideias racistas permitiu que diferentespovos e culturas fossem
percebidos a partir de suas especificidades. Grupos de negros pressionaram pela
adoção de medidas legais que garantissem a eles igualdade de condições e
combatessem a segregação racial. Chegamos então ao ponto em que nos
encontramos, tendo que tirar o atraso de décadas de descasopor assuntos
referentes à África”.
Marina de Mello e Souza. A descoberta da África.
RHBN, ano 4, n. 38, novembro de 2008, p. 72-75.
A partir
deste texto e do conhecimento da sociologia a respeito da questão racial em
nosso país, é possível afirmar que
a) autores como Gilberto Freyre, Florestan
Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Darcy Ribeiro, entre outros tantos
autores, são importantes por chamarem a atenção do país para o papel dos negros
na construção do Brasil e da brasilidade, e as formas de exclusão explícitas e
implícitas que sofreram.
b) apesar
de relevante a luta contra o preconceito racial, o estudo da África só diria
respeito ao conhecimento do passado, do período do Descobrimento do Brasil até
a abolição da escravidão entre nós.
c)
estudar a África só nos indicaria a captura e a escravidão de diferentes povos
africanos, tendo em vistaque raça e o racismo são categorias ideológicas as
quais servem para encobrir as fortes tensões sociais existentes entre a imensa
classe de pobres e o seu oposto a dos ricos.
d)a
autora quer dizer que devemos hoje operar cada vez mais com categorias tais
como a especificidadeda raça negra, da raça branca, da raça amarela e outras
mais.
e)
nenhuma das alternativas está correta.
04. Quanto aos índios brasileiros, a partir dos
estudos sociológicos já feitos e existentes hoje, está correto dizer que
a) estão
em via de extinção posto serem culturas primitivas e atrasadas com relação à
sociedadebrasileira, daí se inviabilizarem como grupo social .
b) não há
mais índios no país, posto que só existiriam índios quando da descoberta do
Brasil e no período Colonial, quando pelas guerras, doenças e outros fatores
advindo do contato com os colonizadores,vieram a se extinguir.
c) apesar
das desigualdades sociais imensas que sofreram e sofrem, marginalizando-os,
eles continuam presentes marcando, atualmente, muito melhor suas identidades e
pertencimentos culturais específicos, abrindo e conquistando espaços políticos
dentro da sociedade brasileira.
d) não
mais existem índios no Brasil, pois que todos eles já entraram na sociedade
brasileira, adquirindoos bens e serviços desta, daí não haver mais nenhuma
cultura indígena pura, verdadeira, a qualpossamos nos referir como
legitimamente indígena.
e)
Nenhuma das alternativas está correta.
05. Os discursos ou as teorias científicas são
desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuído
de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências
Sociais, por exemplo, possui entre as suas diferentes missões o objetivo de
investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano.
Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
a) O
senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas
científicas após uma ampla divulgação.
b) O
senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que
ainda não passaram por uma validação científica.
c) O
senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma
justificativa para o atraso econômico.
d) O senso comum corresponde a um conhecimento não
científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele
é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
e) O
senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de
entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.
06. Durante o século XIX e início do século XX a
sociedade ocidental sofreu o processo de expansão e fortalecimento do modelo
capitalista de produção. Em linhas gerais, tal período representou um conjunto
de transformações de um mundo marcado pela ruralidade, por uma economia de
subsistência, por tradições religiosas mais definidas e por uma baixa densidade
demográfica para uma sociedade urbana, sustentada pelo comércio e pela
indústria, altamente povoada e com uma cultura cada vez mais heterogênea. Tal
conjuntura foi fundamental para o desenvolvimento das primeiras teorias
sociológicas. Sobre isso é INCORRETO afirmar que
a) Émile
Durkheim compreende o processo de transição para a modernidade observando a
origem e as transformações nos diferentes tipos de solidariedade.
b)
Augusto Comte procura elementos causais que fogem da observação dos fenômenos
reais, acreditando na existência de variáveis não-sociais que determinariam o
processo histórico de nascimento domundo contemporâneo .
c) Max
Weber analisa este processo elaborando os tipos ideais de ação social, apontando
e afirmando o predomínio da ação social racional durante a modernidade.
d) Karl
Marx considera que o fundamento destas transformações sociais encontra-se na
divisão do trabalho desenvolvida com o intuito de garantir a ampliação da
acumulação de capital.
e) Georg Simmel valorizava a análise qualitativa
dos grupos humanos desenvolvidos no decorrer da história, considerando as
interações e os diversos sentimentos existentes no processo de organização
social.
07. Nas últimas décadas desenvolveu-se um debate
acirrado no interior das Ciências Sociais referente à importância da categoria
trabalho no mundo contemporâneo. Neste sentido, alguns autores chegaram
aafirmar que esta era uma categoria em processo de extinção e, que devido a
isso, não mereceria atenção sociológica. Contudo, a história vem demonstrando o
oposto. No meio da inconstância econômica vivenciada, a organização do trabalho
tornou-se tema central entre aqueles que buscam soluções para a crise. Não
suficiente, a tentativa de abandonar a referida categoria também não conseguiu
eliminar seu aspecto ontológico, ou seja, sua importância na formação dos
homens. Sobre a categoria trabalho é correto afirmar que
a)
conceitualmente, trabalho, emprego e ocupação podem ser considerados a mesma
coisa, pois se referem a um mesmo fenômeno.
b) a
revolução tecnológica e as transformações nos modelos de gestão inevitavelmente
levarão a extinção do trabalhador produtivo.
c) na
concepção de Émile Durkheim a divisão do trabalho apenas gera individualidade e
não possibilita nenhuma outra forma de organização social.
d) a diminuição do número de trabalhadores atuando
nas indústrias vem sendo acompanhada pelo aumento da importância de outros
setores da economia, como o de serviços e o informal.
e) o
modelo de trabalho desenvolvido nas indústrias Ford e que foi brilhantemente
representado por Chaplin no filme “Tempos Modernos” pode ser considerado
extinto na atualidade.
08. O fim do regime soviético e a queda do muro de
Berlim foram fatos históricos que marcaram o nascimento de um novo período
caracterizado pela expansão do capital fictício, do consumismo e das políticas
neoliberais. No interior de um mundo em rápida transformação, a globalização
pode ser considerada como o principal veículo de transmissão das novas
tendências políticas, econômicas e sociais. Assim, sobre a globalização é o
correto afirmar que:
a) a
globalização é um fenômeno caracterizado exclusivamente pela expansão de
padrões culturais homogêneos, garantidores do consumo em massa e da construção
de uma identidade única.
b) a globalização é um fenômeno chave para a
compreensão da atual fase do capitalismo por envolver simultaneamente as
dimensões política, econômica e cultural.
c) a
globalização, que é denominada muitas vezes de mundialização de capitais, é um
fenômeno fundamentalmente econômico, que possui pouco impacto em outras
dimensões da vida social.
d) a
globalização atinge todos os países de forma equivalente. Nações que até pouco
tempo atrás eram fechadas foram invadidas por novos valores e por uma nova
cultura, transformando-se em naçõesdemocráticas, como ocorreu, por exemplo, nos
casos da Coreia do Norte e do Irã.
e) as
diversas tentativas de valorização das tradições e dos valores regionais não
possuem relação com os processos de globalização, já que as mesmas representam
a manutenção das identidades locais.
09. Os conflitos sociais gerados durante o
desenvolvimento do capitalismo promoveram o nascimento de um conjunto de
movimentos sociais ao longo da história contemporânea. No intuito de
problematizar e transformar a realidade vivida movimentos de trabalhadores da
cidade e do campo surgiram no mundo todo, exigindo respostas às dificuldades
existentes e melhorias nas condições de vida da população. Contudo, tais
movimentos sofreram muitas modificações nas últimas décadas. Sobre isso é
INCORRETO afirmar que
a) com o fortalecimento da democracia e da
participação popular nas eleições representativas os movimentos sociais
perderam importância, pois é o voto o único e o verdadeiro canal de
participação política da população.
b) o fim
do bloco soviético e a crise nos partidos de esquerda promoveram um refluxo
ideológico nos movimentos sociais, que gradativamente abandonaram a perspectiva
revolucionaria em defesa da colaboração com o Estado e com as elites
dirigentes.
c) o
fortalecimento de outros canais de reivindicação, como a televisão e a
internet, enfraqueceu umas das funções primordiais dos movimentos sociais, que
era de deixar público as necessidades de comunidades especificas.
d) embora
existam inúmeros movimentos sociais no Brasil, o Movimento Sem Terra continua a
ser o mais significativo, devido ao número de pessoas que representa e as suas
formas de luta.
e) no
mundo contemporâneo, as organizações-não-governamentais vêm dividindo espaço
com os movimentos sociais nos processos de divulgação dos diferentes problemas
sociais e também na representação popular.
10. O conceito de cidadania é considerado um dos
mais importantes nas Ciências Sociais. Diz respeito à participação de um
cidadão na comunidade, e no compartilhamento de valores comuns. Pode-se dizer
que, nos últimos anos, a construção da cidadania diz respeito à própria
construção da nacionalidade. Para que ela se realize plenamente, o cidadão
pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais: os direitos civis, os
direitos políticos e os direitos sociais. Entre as questões abaixo, assinale a
alternativa referente às características dos direitos civis.
a) Diz
respeito à participação no governo da sociedade, de fazer demonstrações
políticas. Através dele podemos discutir problemas do governo, de organizar
partidos, de votar, de ser votado.
b) Diz
respeito à vida em sociedade que garante a participação das pessoas no governo;
garante a participação na distribuição das riqueza coletiva; incluem o direito
à saúde, a um salário justo, aotrabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo
bem-estar para todos.
c) Diz respeito aos direitos essenciais à vida, ao
direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um direito que
se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o seu próprio trabalho, de
liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal regular, de
garantias da liberdade individual.
d) Diz
respeito aos elementos que garantem a existência de uma máquina burocrática
administrativa do Poder Executivo. A ideia central desse direito é a justiça
social.
e) Diz
respeito à participação de poucos indivíduos no governo da sociedade. Está mais
voltado parapessoas vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos
sociais.
11. Dois dos conceitos mais importantes
desenvolvidos no livro, O Príncipe, de Maquiavel, são os conceitos de virtù
e fortuna, que são qualidades que um príncipe terá que cultivar na arte de
governar e fundamentais na maneira como o poder pode ser conquistado. Escolha,
entre as alternativas abaixo, a que melhor corresponde aos propósitos de
Maquiavel ao escrever essa obra.
a) Maquiavel
preocupava-se em moralizar a política e fazer uma defesa da moral cristã, ou
dos valoresque sua própria sociedade aprova.
b)
Maquiavel se detêm apenas no estudo das repúblicas e não se interessa em fazer
uma classificação dosprincipados existentes no período.
c)Maquiavel,
na maior parte da obra, distingue quatro espécies de principados, de acordo
como a forma que é utilizado o poder: pela fortuna, pela virtù, pela violência
e, por último, aquele que não tem o consentimento dos cidadãos.
d)
Maquiavel descreve os caminhos e meios de adquirir e conservar o poder
político. Para Maquiavel, a política tem uma ética e uma lógica próprias .
e) O uso
da força não explica o fundamento do poder, porém é a posse da compaixão cristã
a chave porexcelência do sucesso do príncipe. Sucesso este que tem uma medida
política: a manutenção do poderpolítico.
12.
Thomas Hobbes é considerado um dos maiores filósofos políticos da Idade
Moderna, até Hegel. Escreveu obras políticas fundamentais para a compreensão do
Estado Moderno. Sua obra mais conhecida é O Leviatã (1651). Seguindo o
pensamento de Hobbes, assinale a alternativa INCORRETA sobre Hobbes e oseu
pensamento.
a) Para
Hobbes o poder do soberano não é absoluto. O poder do governante tem que ser
limitado. Ou o poder é limitado, ou continuamos na condição de guerra.
b) Thomas
Hobbes é considerado um filósofo contratualista, pois se trata de um pensador
que viveuentre o século XVI e XVIII, e que afirmava que a origem do Estado e/ou
sociedade está num contrato.
c) Para
Hobbes, o poder do Estado tem que ser pleno, absoluto. A autoridade do poder de
um rei deveresolver todas as pendências e arbitrar qualquer decisão.
d)
Segundo Hobbes, do Estado derivam todos os direitos a quem o poder soberano é
conferidomedianteo consentimento do povo reunido.
e) Sua
teoria contratual afirma o princípio de preservação da vida na base da política
e sustenta a ideia dacriação e da manutenção do poder soberano no ato de
linguagem implicado na estrutura representativado pacto político.
GABARITO
1.
A
2.
C
3.
A
4.
C
5.
D
6.
E
7.
D
8.
B
9.
A
10.
C
11.
D
12.
A
Confira
a correção do vestibular da UFU 2012/2
QUESTÃO
51
Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado).
Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado).
A viatura foi chegando devagar
E de repente, de repente resolveu me parar
Um dos caras saiu de lá de dentro
Já dizendo, aí compadre, você perdeu
Se eu tiver que procurar você tá fodido
Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...].
O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999.
E de repente, de repente resolveu me parar
Um dos caras saiu de lá de dentro
Já dizendo, aí compadre, você perdeu
Se eu tiver que procurar você tá fodido
Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...].
O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999.
A partir da perspectiva
weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidenciase que a dominação
do Estado
A) é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.
B) é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente.
C) ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem.
D) a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva.
A) é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.
B) é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente.
C) ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem.
D) a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva.
resposta:[A]
QUESTÃO
52
Dentre as várias interpretações sobre a brasilidade, destaca-se aquela que atribui a nós, brasileiros, os recursos do jeitinho, da cordialidade e da malandragem. De acordo com as leituras weberianas aplicadas à realidade brasileira (por autores tais como: Sérgio Buarque de Hollanda, Gilberto Freyre, Roberto Damatta), a malandragem significaria
A) a manifestação prática do processo de miscigenação que combinou elementos genéticos pouco inclinados ao trabalho.
B) a consagração do fracasso nacional representado pela incapacidade de desenvolver formas capitalistas de relações sociais.
C) a inovação de um estilo especial de se resolver os próprios problemas, que tem sua origem nas tradições ibéricas.
D) a materialização da oposição popular ao trabalho e ao imperialismo europeu, como característica de resistência de classe.
Dentre as várias interpretações sobre a brasilidade, destaca-se aquela que atribui a nós, brasileiros, os recursos do jeitinho, da cordialidade e da malandragem. De acordo com as leituras weberianas aplicadas à realidade brasileira (por autores tais como: Sérgio Buarque de Hollanda, Gilberto Freyre, Roberto Damatta), a malandragem significaria
A) a manifestação prática do processo de miscigenação que combinou elementos genéticos pouco inclinados ao trabalho.
B) a consagração do fracasso nacional representado pela incapacidade de desenvolver formas capitalistas de relações sociais.
C) a inovação de um estilo especial de se resolver os próprios problemas, que tem sua origem nas tradições ibéricas.
D) a materialização da oposição popular ao trabalho e ao imperialismo europeu, como característica de resistência de classe.
resposta:[C]
QUESTÃO
53
Leituras
comuns acerca da democracia associam seu conteúdo, exclusivamente ao universo
eleitoral. Todavia, outras dimensões da democracia são igualmente importantes,
como testemunha o trecho da canção Da lama ao caos de Chico Science e Nação
Zumbi
Oh, Josué
eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Peguei o
balaio, fui à feira roubar tomate e cebola
Ia passando uma velha e pegou a minha cenoura
Aí minha velha, deixa a cenoura aqui
Com a barriga vazia não consigo dormir
E com o bucho mais cheio começei a pensar
Ia passando uma velha e pegou a minha cenoura
Aí minha velha, deixa a cenoura aqui
Com a barriga vazia não consigo dormir
E com o bucho mais cheio começei a pensar
Que eu me
organizando posso desorganizar
Que eu
desorganizando posso me organizar
Que eu me
organizando posso desorganizar [...]
Nessa
canção, outra dimensão da democracia, além da eleitoral é apresentada por meio
da noção de:
A)
participação política presente no verso "Que eu me organizando posso
desorganizar".
B)
solidariedade, presente no verso "Quanto mais miséria tem, mais urubu
ameaça.
C)
respeito à diversidade, presente no verso "E com o bucho mais cheio
começei a pensar".
D) igualdade
econômica e social, presente no verso "Peguei o balaio, fui à feira roubar
tomate e cebola".
resposta:[A]
QUESTÃO
54
A tirinha
de Quino, acima ilustra a concepção de fato social, segundo Durkheim. Para o
autor, é característica do fato social:
A) ser
geral e igual em todas as sociedades.
B) dar
liberdade ao indivíduo, em uma dada sociedade, de praticar ações e atitudes
ligadas ao senso crítico.
C) ser
particular de cada indivíduo, sem interferência do grupo social no qual está
inserido.
D) exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
resposta:[D]
QUESTÃO
55
Levando em consideração as relações do sistema de produção fordista e demais sistemas de produção e suas consequências, constata-se que o trabalho no sistema
A) taylorista baseia-se em trabalhadores multifuncionais, sendo que cada posto de trabalho executa várias tarefas, a fim de diminuir os custos de produção.
B) fordista caracteriza-se pela separação entre elaboração e execução no processo de trabalho, proporcionando a alienação.
C) fordista é repetitivo e parcelado, gerando trabalhadores felizes e satisfeitos por não necessitarem de longos processos de capacitação para o trabalho.
D) toyotista tem a produção vinculada à demanda, ocasionando flexibilização e evitando, assim, as demissões e a precarização, além de possibilitar a utilização racional da força de trabalho.
Levando em consideração as relações do sistema de produção fordista e demais sistemas de produção e suas consequências, constata-se que o trabalho no sistema
A) taylorista baseia-se em trabalhadores multifuncionais, sendo que cada posto de trabalho executa várias tarefas, a fim de diminuir os custos de produção.
B) fordista caracteriza-se pela separação entre elaboração e execução no processo de trabalho, proporcionando a alienação.
C) fordista é repetitivo e parcelado, gerando trabalhadores felizes e satisfeitos por não necessitarem de longos processos de capacitação para o trabalho.
D) toyotista tem a produção vinculada à demanda, ocasionando flexibilização e evitando, assim, as demissões e a precarização, além de possibilitar a utilização racional da força de trabalho.
resposta:[B]
QUESTÃO
56
De um ponto de vista histórico, a Sociologia como disciplina científica surgiu ao longo do século XIX, como uma resposta acadêmica para os novos desafios da modernidade. Além das concepções advindas da Revolução Francesa e dos fortes impactos gerados pela Revolução Industrial na estrutura da sociedade, muitos outros processos também contribuíram para essa nova configuração da sociedade.
Em seu desenvolvimento ao longo do século XIX, a Sociologia esperava entender
A) os grupos sociais e as causas da desintegração social vigente.
B) como a Revolução Industrial encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, sem prejuízo da classe trabalhadora, pois foi beneficiada por esse processo.
C) a subjetividade dos indivíduos nas pesquisas sociológicas, como uma disciplina científica com metodologia própria.
D) a Revolução Francesa como um marco revolucionário que modificou o pensamento, apesar de manter as tradições aristocratas.
De um ponto de vista histórico, a Sociologia como disciplina científica surgiu ao longo do século XIX, como uma resposta acadêmica para os novos desafios da modernidade. Além das concepções advindas da Revolução Francesa e dos fortes impactos gerados pela Revolução Industrial na estrutura da sociedade, muitos outros processos também contribuíram para essa nova configuração da sociedade.
Em seu desenvolvimento ao longo do século XIX, a Sociologia esperava entender
A) os grupos sociais e as causas da desintegração social vigente.
B) como a Revolução Industrial encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, sem prejuízo da classe trabalhadora, pois foi beneficiada por esse processo.
C) a subjetividade dos indivíduos nas pesquisas sociológicas, como uma disciplina científica com metodologia própria.
D) a Revolução Francesa como um marco revolucionário que modificou o pensamento, apesar de manter as tradições aristocratas.
resposta:[A]
QUESTÃO
57
O Egito passou recentemente por uma mudança política desencadeada por revolta popular, culminando na renúncia do presidente Hosni Mubarak que estava há 30 anos no poder. Além do Egito, os levantes no mundo árabe, inspirados no exemplo da Tunísia, espalharam-se por Jordânia, Iêmen, Argélia, Síria, Mauritânia, Sudão, Omã e outros países. Singular no caso do Egito é o papel importante que, nos últimos anos, as comunidades de jovens ativistas blogueiros vêm desempenhando no movimento de oposição.
Nessa perspectiva, o ciberespaço
A) tornou-se uma outra forma de controle pelo Estado, que estabelece quem são os provedores e quem terá acesso às informações, impossibilitando a formação de movimentos sociais.
B) é caracterizado pelo manejo da informação, com consequências indiretas na cidadania.
C) estabelece formas contemporâneas de sociabilidade, que são preferencialmente relações intensas de conveniência e inconsequentes no mundo real.
D) é o espaço de emergência de novas sociabilidades, uma vez que nele se estabelecem construções de espaços simbólicos que podem gerar transformações ou novas relações culturais.
O Egito passou recentemente por uma mudança política desencadeada por revolta popular, culminando na renúncia do presidente Hosni Mubarak que estava há 30 anos no poder. Além do Egito, os levantes no mundo árabe, inspirados no exemplo da Tunísia, espalharam-se por Jordânia, Iêmen, Argélia, Síria, Mauritânia, Sudão, Omã e outros países. Singular no caso do Egito é o papel importante que, nos últimos anos, as comunidades de jovens ativistas blogueiros vêm desempenhando no movimento de oposição.
Nessa perspectiva, o ciberespaço
A) tornou-se uma outra forma de controle pelo Estado, que estabelece quem são os provedores e quem terá acesso às informações, impossibilitando a formação de movimentos sociais.
B) é caracterizado pelo manejo da informação, com consequências indiretas na cidadania.
C) estabelece formas contemporâneas de sociabilidade, que são preferencialmente relações intensas de conveniência e inconsequentes no mundo real.
D) é o espaço de emergência de novas sociabilidades, uma vez que nele se estabelecem construções de espaços simbólicos que podem gerar transformações ou novas relações culturais.
resposta:[D]
QUESTÃO
58
A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.
Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como
A) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
B) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
C) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
D) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.
Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como
A) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
B) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
C) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
D) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
resposta:[C]
QUESTÃO
59
Na obra Grande Sertão: veredas, Guimarães Rosa apresenta dois personagens - Riobaldo e Diadorim - numa relação inusitada de atração. A trama se desenvolve como uma relação entre pessoas do mesmo sexo. As semelhanças nas aparências escondem, porém, diferenças de origem biológica, porque se trata de uma mulher (Diadorim) que se passa socialmente por homem.
Na obra Grande Sertão: veredas, Guimarães Rosa apresenta dois personagens - Riobaldo e Diadorim - numa relação inusitada de atração. A trama se desenvolve como uma relação entre pessoas do mesmo sexo. As semelhanças nas aparências escondem, porém, diferenças de origem biológica, porque se trata de uma mulher (Diadorim) que se passa socialmente por homem.
Escrita em 1956, essa obra de Guimarães Rosa trata de uma temática extremamente contemporânea, que é
A) a superação do conceito de sexo, biologicamente herdado, pelo conceito de transexualidade, como categoria cientificamente possível.
B) a superação do conceito de sexo, de natureza biológica, pelo conceito de gênero, de natureza sociocultural.
C) a superação do conceito de sexo, de origem natural, pelo conceito de opção sexual, de natureza individual.
D) a superação do conceito de sexo, de viés anatômico, pelo conceito de homossexualidade.
resposta:[B]
QUESTÃO
60
Em uma passagem de As aventuras do Barão de Munchausem, personagem do folclore alemão, ele e seu cavalo encontram-se atolados em um pantanal e, para sair dessa situação, o Barão puxa a si mesmo pelo cabelo, levantando-se, com sua montaria, do terreno movediço. Em mais de uma ocasião, os sociólogos usaram essa metáfora para aludir ao modo pelo qual os positivistas procuravam um método objetivo, neutro, livre das ideologias.
Em oposição a essa suposta objetividade, Marx criticou veementemente os positivistas, uma vez que, para o autor,
A) o método possui uma objetividade parcial, pois na escolha do objeto entra em ação a ideologia do autor, que não interfere, entretanto, na análise dos acontecimentos.
B) a análise social, a partir da perspectiva do operariado, deve contribuir para a harmonia das relações sociais de produção.
C) a análise das condições de vida do proletariado europeu do século XIX deve incidir sobre a crítica social, com vistas à reforma da sociedade burguesa.
D) o método deve contribuir não só para a interpretação, mas igualmente para a transformação social.
resposta:[D]
ENEM
(2011) - O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990,
arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por
um forte sentimento cívico,
a)
aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b)
manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha
Limpa.
c)
engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas
manifestações.
d)
espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações
revolucionárias armadas
e)
tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do
então presidente Collor.
ENEM
(2011) - No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos
centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses,
56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da
estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e
democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas,
põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma
série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus
libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o
presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o
Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a
ilhas do Golfo Pérsico.SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade.
Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
Considerando
os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos
jovens árabes
a)
reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
b)
tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c)
manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d)
disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e)
difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
ENEM
(2011) - Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram
destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação
dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas
democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e
na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o
conflito têm sido os motores no processo de construção democrática. (SOUZA, M.
A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades
das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30
abr. 2010) (adaptado).
Segundo o
texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção
democrática, porque
a)
determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
b)
aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
c)
pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
d)
privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
e)
propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.
ENEM
(2011) - Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação
do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na
era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias
da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho
individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da
informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua
coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre
continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício. (CASTELLS, M. A
sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006) (adaptado).
No
contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas
de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do
trabalho, tais mudanças têm provocado
a) o
aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob os
modelos orientais de gestão.
b)
o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o
problema do desemprego crônico.
c) o
avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por
inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos
d) a
autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho
dos especialistas técnicos e gestores.
e) o
fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com
a garantia de harmonização das relações de trabalho.
ENEM
(2011) - O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930),
tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que
limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática
estava vinculada a uma estrutura social
a)
igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
b)
estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
c)
tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva
típica.
d)
ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército
e polícia.
e)
agrária, marcada pela concentração de terra e do poder político local e
regional.
UEM (2011) - Sobre as instituições responsáveis pelos processos de socialização dos indivíduos, assinale o que for correto.
a) A
família deixou de ser uma instituição de socialização primária relevante, pois
no século XXI não transmite mais as habilidades necessárias para o agir em
sociedade.
b) A
escola é responsável pela socialização secundária dos indivíduos, atuando tanto
na formação profissional dos estudantes quanto na transmissão de valores e
normas compatíveis com a estrutura social vigente.
c) Os
grupos de colegas e amigos formados na adolescência e na juventude podem ser
definidos como instituições de socialização importantes, pois desempenham papel
cada vez mais relevante no processo de formação das identidades sociais.
d) Os
meios de comunicação, apesar de cada vez mais presentes na vida moderna, não
interferem no processo de socialização primária e secundária, pois a exposição
aos seus conteúdos sempre é mediada e controlada pela família e pela
escola.
e) O
processo de socialização se encerra no final da juventude, não se estendendo
pela vida adulta. Nessa etapa da vida individual adulta, as habilidades e
valores necessários para viver em sociedade já estão de tal forma cristalizados
que não podem mais ser alterados.
UEM
(2011) - Considerando as proposições de autores representantes da teoria das
elites, como Gaetano Mosca, Vilfredo Pareto e Robert Michels, assinale o que
for correto, no que diz respeito às potencialidades e limites da
democracia.
a) Devem
ser consideradas elites apenas os indivíduos que ocupam postos de comando ou
direção no governo executivo, não entrando nessa categoria comandantes
militares ou dirigentes de corporações privadas.
b) A
democracia é uma forma de governo em que as elites são recrutadas entre os
diferentes estratos sociais, com base no mérito individual.
c)
Instituições políticas da democracia moderna, como os partidos políticos,
exigem dos seus membros habilidades e conhecimentos técnicos específicos que
impossibilitam seu controle pelas massas. Esse domínio e essa direção por
técnicos especializados transformam, gradualmente, tais instituições em
oligarquias.
d) O
fator determinante para o predomínio da minoria sobre a maioria nas democracias
modernas é organizativo, ou seja, é mais fácil para o pequeno número de pessoas
se organizar e agir em prol dos interesses da minoria.
e) Para
essa corrente de pensamento, a história da humanidade é marcada pela sucessão
de elites no poder, uma substituindo a outra, tornando impossível um governo
efetivamente de massas.
UEM
(2011) - O evolucionismo social do século XIX teve um papel fundamental na
constituição da sociologia como ramo científico. Sobre essa corrente de
pensamento, que reunia autores como Augusto Comte e Herbert Spencer, assinale o
que for correto.
a) O
evolucionismo define que as estruturas, naturais ou sociais, passam por
processo de diferenciação e integração que levam ao seu aprimoramento.
b) O
evolucionismo propõe que a evolução das sociedades ocorre em estágios
sucessivos de racionalização.
c) O
evolucionismo considera o Estado Militar como a forma mais evoluída de
organização social, fundamentada na cooperação interna e obrigatória.
d) O
evolucionismo rejeita o modelo político e econômico liberal, baseado na livre
iniciativa e no laissez-faire, considerando-o uma orientação contrária à
evolução social.
e) O
evolucionismo defende a unidade biológica e cognitiva da espécie humana,
independente de variações particulares.
UEM
(2011) - Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da
sociologia como ciência, assinale o que for correto.
a) A
consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande
concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em
laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos
problemas que essa nova realidade social gerava.
b) A
migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou
uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando
à sua resolução ou minimização.
c) Os
primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela
revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos
do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista.
d) Os
conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos
operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e
continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.
e) A
necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e
indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais,
para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e
produtivos.
UEM
(2011) - Sobre o positivismo, corrente teórica pioneira na sistematização do
pensamento sociológico, assinale o que for correto.
a) Apesar
de reconhecer as diferenças entre fenômenos do mundo físico e do mundo social,
o positivismo busca no método das ciências da natureza a orientação básica para
legitimar a sociologia.
b) O
positivismo enfatiza a coesão e a harmonia entre os indivíduos como solução de
conflitos, para alcançar o progresso social.
c) O
positivismo endereça uma contundente crítica à sociedade europeia do século
XIX, sobretudo em razão das desigualdades sociais oriundas da consolidação do
capitalismo.
d) O
positivismo utiliza recorrentemente a metáfora organicista para se referir à sociedade
como um todo constituído de partes integradas e coesas, funcionando
harmonicamente, segundo uma lógica física ou mecânica.
e) O
positivismo defende uma concepção evolucionista da história social, segundo a
qual o estágio mais avançado seria dominado pela razão técnicocientífica.
UEM
(2011) - Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, assinale o que for
correto.
a)
Segundo essa perspectiva sociológica, a ordem social impõe-se aos indivíduos
como força exterior e coercitiva, submetendo, assim, as vontades desses
indivíduos aos padrões sociais estabelecidos.
b) A ação
social é entendida como um comportamento dotado de sentido subjetivamente
visado e orientado para o comportamento de outros atores.
c) O sociólogo tem como tarefa fundamental a identificação e a compreensão causal dos sentidos e das motivações que orientam os indivíduos em suas ações sociais.
c) O sociólogo tem como tarefa fundamental a identificação e a compreensão causal dos sentidos e das motivações que orientam os indivíduos em suas ações sociais.
d) O que
garante a cientificidade da análise sociológica é o recurso à objetividade pura
dos fatos.
e) As
instituições sociais são definidas como resultados de relações sociais estáveis
e duráveis, passíveis de serem alteradas a partir de transformações nos
sentidos atribuídos pelos indivíduos às suas ações.
UEM (2011
- Sobre o Estado de Bem-Estar Social, implementado em diferentes nações capitalistas
no século XX, assinale o que for correto.
a)
Fundamentava-se em uma doutrina econômica que pregava a livre regulação dos
mercados e, consequentemente, a não intervenção estatal nos assuntos
relacionados à produção material.
b) Surge
como estratégia de reversão da crise econômica das primeiras décadas do século
XX, por meio de políticas anticíclicas.
c) As
políticas de pleno emprego, inspiradas no modelo econômico proposto por John
Maynard Keynes, foram estratégias comuns a todos os países que implementaram
versões do Estado de Bem-Estar.
d) Os
altos investimentos públicos, necessários para a efetivação das políticas
anticíclicas, foram obtidos por meio da criação de impostos ou elevação de
alíquotas já existentes.
e) O
desenvolvimento do Estado de Bem-Estar Social gerou, nos países de
industrialização avançada, um acirramento da concentração de renda nas mãos de
uma minoria privilegiada.
UEM
(2011) - Sobre os novos movimentos sociais que eclodiram na segunda metade do
século XX, assinale o que for correto.
a) As
alterações na estrutura social que conduziram à crescente presença das mulheres
na vida econômica, política e cultural, contribuíram para o surgimento do
movimento feminista que defende, dentre outras causas, o direito à isonomia.
b) O
ambientalismo se caracteriza como um novo movimento social ao questionar o
modelo de desenvolvimento autodestrutivo do capitalismo em sua fase monopolista
avançada.
c) Uma
das novidades apresentadas pelos novos movimentos sociais foi a denúncia das
contradições da sociedade capitalista em diferentes padrões de relações e não
apenas na dimensão produtiva.
d) Apesar
de serem organizados por grupos bastante diversos, os novos movimentos sociais
se orientam pelo mesmo dogmatismo revolucionário característico do movimento
operário tradicional.
e) Os
movimentos ecológico e pacifista estendiam suas críticas também ao bloco
de países do chamado socialismo real.
UEM
(2011) - Sobre o conceito de Estado Moderno defendido pelo sociólogo alemão Max
Weber, assinale o que for correto.
a) Estado
Moderno deve ser definido estritamente em relação aos seus fins.
b) A
característica fundamental do Estado é o monopólio do uso da violência legítima
dentro de um determinado território.
c) A manutenção
da autoridade estatal ocorre pela necessária combinação entre o emprego da
força física e a busca pela legitimidade junto aos cidadãos.
d) Como
dimensão superestrutural da sociedade capitalista, o Estado é um instrumento de
dominação da classe dos proprietários.
e) A
legitimidade do Estado Moderno deriva, principalmente, do reconhecimento da
validade legal e da competência funcional, baseadas em normas racionalmente
estabelecidas.
UEM
(2011) - Sobre as teorias clássicas da estratificação social, assinale o que
for correto.
a)
Segundo a sociologia marxista, a diferenciação entre os indivíduos na sociedade
capitalista se dá pela posição que eles ocupam na estrutura produtiva.
b) Apesar
de reconhecer a existência da pequena burguesia, Marx defendia que, com o
desenvolvimento do capitalismo, haveria a redução da sociedade a apenas duas
classes fundamentais: burguesia e proletariado.
c) A
sociologia weberiana desenvolve uma teoria da estratificação social que inclui,
além das posses materiais, o nível de educação e o conjunto das habilidades
técnicas individuais na definição das classes.
d) Para
Max Weber, os grupos de status são unidades de estratificação tão importantes
quanto a classe social.
e) Os
grupos de status distinguem e agrupam os indivíduos em termos do prestígio,
honra social ou estilo de vida que possuem.
UEM
(2011) - Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto.
a) É
possível afirmar que a religião é uma obra humana que liga os homens ao mundo
do sagrado.
b) Não há
registro de experiências de governo que conjuguem ações de Estado e da Igreja
no processo legislativo.
c) O
exercício da tolerância religiosa indica a construção de um mundo menos
etnocêntrico e mais heterogêneo.
d) Para
Durkheim, as cerimônias e rituais religiosos mostram como a religião tem a
função de fortalecer os laços de coesão social.
e) O
estudo sociológico de Weber busca compreender como a ética protestante
contribuiu para a gênese do capitalismo moderno.
UEM
(2011) - Considerando o trecho citado a seguir e os temas cultura midiática e
relações sociais, assinale o que for corretosobre as características
marcantes da publicidade.
“[...]
Com a sociedade pós-industrial, de fato, o caráter racional da publicidade
revelou-se não só do ponto de vista econômico das mercadorias à venda, mas
também daquelas tendências culturais e comportamentais mais sutis que ela
consegue representar, sintetizar e, também, antecipar. Por isso, os estilos de
vida atuais, hierarquias de valores e modelos de comportamento possuem na
publicidade um dos mais lúcidos espaços de divulgação didática, com um alto
índice de aprendizagem ‘espontânea’, graças à difusão de um duplo elo com o
qual envolve o espectador através de um sistema de mensagens cruzadas, feitas
de ameaças e de promessas e fundadas em paradoxos anteriormente analisados”
(CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro:
DP&A, 2001, p. 154).
a) A
publicidade objetiva contribuir para divulgação de estilos de vida vigentes na
sociedade pós-industrial.
b) A
publicidade vende a ideia de que a posse de objetos permite a inserção em
grupos que vivem um estilo de vida socialmente desejável.
c) A
publicidade cria justificativas racionais para o consumo de determinados bens,
por meio de recompensas materiais e subjetivas.
d) A
publicidade cativa o consumidor por meio de mensagens esclarecedoras sobre o
produto a ser vendido, estimulando um consumo consciente.
e) A
publicidade promove um questionamento sobre a comercialização de um estilo de
vida ideal, que poucos podem acessar.
UEM
(2011) - Leia a citação a seguir e assinale o que for correto sobre o tema das
desigualdades sociais.
“Favela
no Brasil, poblacione no Chile, villamiseria na Argentina, cantegril no
Uruguai, rancho na Venezuela, banlieue na França, gueto nos Estados
Unidos: as sociedade da América Latina, Europa e dos Estados Unidos dispõem
todas de um termo específico para denominar essas comunidades estigmatizadas,
situadas na base do sistema hierárquico de regiões que compõem uma metrópole,
nas quais os párias urbanos residem e onde os problemas sociais se congregam e
infeccionam, atraindo a atenção desigual e desmedidamente negativa da mídia,
dos políticos e dos dirigentes do Estado” (WACQUANT, Loïc. Os condenados da
cidade. Rio de Janeiro: Revan; FASE, 2001, p.7).
a) É uma
escolha dos “párias” da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos viverem
em comunidades estigmatizadas.
b) As
desigualdades sociais que emergem em comunidades pobres ao redor do mundo são
fruto do processo histórico de produção e reprodução das diferenças
sociais.
c) As
desigualdades sociais são fabricadas, exclusivamente, pelas relações econômicas
que, no capitalismo, dividem os indivíduos em classes sociais
antagônicas.
d) As
áreas urbanas acima citadas pelo autor são consideradas regiões-problema,
territórios de privação e de abandono que devem ser temidos e evitados.
e) Há um
processo de fabricação e reafirmação do estigma das áreas urbanas, onde residem
os pobres, alimentado pela mídia, por políticos e pelos dirigentes do Estado.
UEM
(2011) - Leia o texto a seguir e assinale o que for correto sobre o tema da
diversidade étnica.
“[...] Na
verdade, raça, no Brasil jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se
com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais
negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia
atestar a falência da nação [...]” (SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem
branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: NOVAIS, Fernando
& SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.) História da Vida Privada no Brasil.
Contrastes da intimidade contemporânea,. São Paulo: Companhia das Letras, 1998,
p. 177).
a)
Vigorou no Brasil, do século XIX, uma visão elitista que privilegiava a cor
branca e via na mistura de raças a causa de seu atraso.
b) Os
termos raça e etnia se equivalem. Ambos fazem referência à composição de grupos
de pessoas com características fisiológicas e biológicas comuns.
c) Os
estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção
natural e da organização genética.
d) Por
ser o Brasil o país com o maior número de negros e afrodescendentes depois do
continente africano, não é pertinente discutir no Brasil o racismo.
e) Nas
décadas seguintes à abolição da escravatura, a integração dos negros à
sociedade brasileira foi marcada pela adoção de mecanismos de inclusão que
resultaram, recentemente, na implantação das chamadas políticas de ação
afirmativa.
UEM
(2011) - Leia a citação a seguir e assinale o que for correto sobre as
transformações nos espaços urbano e rural brasileiros.
“[...]
Aqui, toda sede de município é cidade, sejam quais forem suas características
demográficas e funcionais. Além disso, a delimitação dessas ‘cidades’,
prerrogativa das Câmaras Municipais, inexiste em quase 40% dos casos, sendo
improvisada às vésperas dos censos demográficos. É dessa algaravia que resulta
a ficção de que o Brasil teria quase 5.600 cidades nas quais viveriam 82% dos
habitantes. Feitas as contas com critérios menos estapafúrdios, percebe-se
facilmente que apenas 57% da população faz parte da rede urbana: 34%, em 12
aglomerações metropolitanas, 13%, em 37 aglomerações não-metropolitanas, e 10%
em 77 centros urbanos que não pertencem a aglomerações. Fora dessa hierarquia
de cidades que abrange 455 municípios, há outros 567 (com 13% da população),
cujo caráter é suficientemente dúbio para que alguns de seus núcleos ambicionem
o status de ‘cidade’. Mas nenhum critério razoável permitiria que algo
semelhante ocorresse com as sedes dos demais 4.485 municípios. E é neles que
vivem os outros 30% da população brasileira” (VEIGA, José Eli da. Cidades
Imaginárias. In: VEIGA, José Eli da (org.) Cidades Imaginárias. O Brasil é
menos urbano do que se calcula. Campinas. SP: Autores Associados, 2002,
p.55-56).
a) No
Brasil, a definição do que é ou não cidade tem a ver com o jogo de interesse
político das elites municipais.
b) O
autor argumenta que há uma espécie de ficção oficial que define o Brasil como
um país que será cada vez mais urbano.
c) Há no
Brasil um processo de definição arbitrária para o que é urbano e rural, que
desconsidera as características demográficas da população e a vocação econômica
dos municípios.
d) O
acelerado processo de urbanização da sociedade brasileira conduziu a uma
diminuição das desigualdades entre os moradores das áreas rurais e urbanas e,
portanto, uma diminuição da pobreza nesses dois espaços.
e) O
Brasil urbano é dividido em uma hierarquia de cidades que são classificadas em
aglomerações metropolitanas ou não-metropolitanas e centros
urbanos.
UFMA (2011)
- Assinale a opção que contenha as categorias básicas da sociologia de Max
Weber.
a) função
social, tipo ideal, mais-valia.
b)
expropriação, compreensão, fato patológico.
c) ação
social, materialismo, idealismo.
d)
vontade de poder, julgamento de valor, solidariedade mecânica.
e) ação
social , relação social, tipo ideal.
UFMA
(2011) - Durkheim expõe três características fundamentais para distinguir o
fato social. São elas:
a)
legitimidade, coerção social, individualidade.
b)
coercitividade , exterioridade, generalidade.
c)
identidade, universalismo, humanismo.
d)
generalidade, solidariedade, anomia.
e)
universalismo, legitimidade, generalidade.
UFMA
(2011) - Os conceitos de alienação, física social e solidariedade mecânica
estão relacionados, respectivamente, a quais teóricos?
a) Parsons, Merton, Weber.
b) Simmel, Bourdieu, Spencer.
c)
Tönnies, Nobert Elias, Durkheim.
d) Marx,
Weber, Sombart.
e) Marx,
Comte e Durkheim.
UFMA
(2011) - Assinale a alternativa correta quanto às principais características da
sociedade capitalista.
a) feudo,
mais-valia, escravos.
b)
salário, mercadoria, mais-valia.
c)
corvéia, renda fundiária, servos.
d)
solidariedade mecânica, alienação e corporações de ofício.
e) ócio,
comércio, cavaleiros.
UEL (2011)
- Considere os trechos a seguir.
A classe
operária não pode apossar-se simplesmente da maquinaria de Estado já pronta e
fazê-la funcionar para os seus próprios objetivos. (MARX, Karl. A revolução
antes da revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p.399.)
Também do
ponto de vista histórico, contudo, o “progresso” a caminho do Estado regido e
administrado segundo um direito burocrático e racional e regras pensadas
racionalmente, atualmente, está intimamente ligado ao moderno desenvolvimento
capitalista. (WEBER, Max. Parlamento e governo na Alemanha reordenada: crítica
política do funcionalismo e da natureza dos partidos. Petrópolis: Vozes, 1993,
p.43.)
Com base
nos trechos, compare as concepções clássicas de Estado formuladas nas obras de
Karl Marx e Max
Weber.
EXPECTATIVA
DE RESPOSTA
Conteúdo:
Política, Estado, Dominação e
Poder. Teorias sociológicas clássicas sobre o Estado. Os conceitos
de Estado em Karl Marx e em Max Weber.
Resposta esperada
Espera-se
que o candidato demonstre conhecimento e aplicação do conceito de Estado em
Marx e Weber. A aplicação dos conceitos dos autores para a compreensão do
Estado será revelada se o condidato, além de apresentar os conceitos, for capaz
de, por meio da comparação, estabelecer as relações entre as duas compreensões
teóricas distintas. A visão de Estado como aparato da classe dominante, no
capitalismo, a classe burguesa; a visão de Estado como dominação racional
baseada na organização burocrática e impessoal.
UEL
(2011) - O texto a seguir narra um episódio exemplar da expansão econômica
americana no Brasil, evidenciando a visão etnocêntrica da imprensa da época:
Em 1927,
o governo do Pará cedeu a Henry Ford um milhão de hectares para o plantio de
seringueiras. A Ford Motor Company precisava da borracha para fazer seus pneus,
e os altos custos da importação de látex da Ásia pareciam uma boa razão para
tal investimento em plena floresta amazônica. No caso de Ford, que tinha à sua
disposição todos os recursos do mundo industrial, os jornalistas não tinham dúvida
a respeito do resultado e falavam de sua missão civilizadora numa linguagem
cheia de expectativa. A Revista Times relatou que Ford pretendia aumentar todos
os anos suas plantações de seringueiras “até que toda a selva esteja
industrializada”, saudada pelos habitantes da floresta: “logo as jiboias virão,
os macacos farão um grande alarido. Índios armados com pesadas lâminas
liquidarão seus antigos perseguidores para abrir caminho para limpadores de
parabrisas, tapetes e pneus”. Ford estava levando a “magia do homem branco para
o mundo selvagem”, escreveu o Washington Post, “pretendendo produzir não apenas
borracha, mas também os itens para os quais ela era a matéria-prima”. (Adaptado
de: GRANDIN, Greg. Fordlândia: a ascensão e queda da cidade esquecida de Henry
Ford na selva. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. p.18.)
Com base
no texto e nos conhecimentos sobre a industrialização no Brasil, explique as
consequências dessas
transformações
econômicas e culturais.
EXPECTATIVA
DE RESPOSTA
Conteúdo:
Relação homem/natureza na
perspectiva do trabalho e da cultura. Os processos de industrialização e as
mudanças econômicas e sua interferência no modo de vida das populações
regionais.
Resposta esperada
O
candidato deve analisar as transformações ocorridas no Brasil, no século XX, e
as mudanças culturais na sociedade brasileira, aplicando e fazendo sínteses dos
conceitos de cultura, trabalho, etnocentrismo e desenvolvimento econô-mico.
Será importante, também, explicar a concepção tradicional de desenvolvimento
econômico e a visão etnocêntrica de processo civilizatório (o etnocentrismo e a
diversidade étnica.)
UEL
(2011) - No debate sobre as cotas para o ingresso dos negros nas universidades
públicas, reapareceram, de forma recorrente, argumentos favoráveis e contrários
à adoção dessa política afirmativa. Os trechos reproduzidos a seguir constituem
exemplos desses argumentos. Em um país onde a maioria do povo se vê misturada,
como combater as desigualdades com base em uma interpretação do Brasil dividido
em “negros” e “brancos”? Depois de divididos, poderão então lutar entre si por
cotas, não pelos direitos universais, mas por migalhas que sobraram do banquete
que continuará sendo servido à elite. Assim sendo, o foco na renda parece
atender mais à questão racial e não introduzir injustiça horizontal, ou seja,
tratamento diferenciado de iguais. (Adaptado de: Yvonne Maggie (Antropóloga da
UFRJ). O Estado de São Paulo. 7 mar. 2010. Este artigo de Yvonne Maggie serviu
de base para o seu pronunciamento lido por George Zarur na audiência pública
sobre ações afirmativas convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março
de 2010.) Desde 1996 me posicionei a favor de ações afirmativas para negros na
sociedade brasileira. Vieram as cotas e as apoiei, como continuo fazendo,
porque acho que vão na direção certa – incluir socialmente os setores menos
competitivos – embora saiba que o problema é muito maior e mais amplo. Tenho
apoiado todas as medidas que diminuam a pobreza ou favoreçam a mobilidade
social e todas as que combatam diretamente as discriminações raciais e a
propagação dos preconceitos raciais. Em curto prazo, funcionam as políticas de
ação afirmativa; em longo prazo, funcionam políticas que efetivamente
universalizem o acesso a bens e serviços. (Antônio Sérgio Guimarães (Sociólogo
da USP) Entrevista concedida à Ação Educativa. Disponível em: . Acesso em: 30
jun. 2011.)
A
divergência dessas duas posições reproduz, atualmente, o antagonismo existente
no debate sobre a questão racial na sociologia brasileira, exemplificado pela oposição
entre os pensamentos de Gilberto Freyre e Florestan
Fernandes.
Identifique
e explique, nos trechos reproduzidos, os argumentos favoráveis e desfavoráveis
à política de cotas para negros em universidades, comparando-os com as
visões teóricas de Gilberto Freyre e Florestan Fernandes.
EXPECTATIVA
DE RESPOSTA
Conteúdo:
Sociologia no Brasil. As várias
formas de desigualdades sociais e a diversidade das explicações teóricas.
Diversidade e miscigenação no Brasil. A questão dos negros nos estudos de Gilberto
Freyre e de Florestan Fernandes.
Resposta
esperada
Espera-se
que o candidato analise as políticas brasileiras de ação afirmativa, no caso, a
política de cotas para negros nas universidades, a partir das teorias de Freyre
e de Fernandes (sabendo-se que esses autores não se debruçaram sobre a questão
das cotas), comparando-as, dessa forma, aos argumentos favoráveis e
desfavoráveis presentes nos textos lidos na questão. Espera-se, além disso, que
o candidato seja capaz de mobilizar conceitos, tais como: raça, cor,
desigualdade, diversidade, miscigenação e democracia racial.
UEL
(2011) - O texto a seguir nos dá notícia acerca da introdução de formas rígidas
de organização das torcidas de futebol no Brasil. Os integrantes de torcidas
organizadas de todo o país terão que se cadastrar previamente para ter acesso
aos estádios. No Rio de Janeiro, o procedimento começou hoje (13), com a
assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as lideranças das
torcidas, o Ministério Público e o Ministério do Esporte. O TAC prevê que as
torcidas organizadas terão que se tornar pessoas jurídicas, com registro de
seus estatutos em cartório. As que têm menos de 200 membros serão dispensadas
de registro em cartório. As torcidas terão seis meses para enviar à autoridade
policial cadastro contendo a identificação completa de seus integrantes,
incluindo foto, endereço e assinatura. Para entrar nos estádios vestindo ou
portando adereços de torcidas organizadas, eles terão de ter carteira
padronizada. Caso seja descumprida a medida, a torcida organizada estará
sujeita a sanções que vão desde multa de até R$ 10 mil ao banimento dos
estádios por período de até três anos. (Vladimir Platonow. Torcidas organizadas
começam a cadastrar integrantes para entrar em estádios. Jornal do Brasil. 13
jun. 2011, p.1. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2011.)
As
torcidas organizadas de futebol constituem uma manifestação espontânea ou um
movimento social? Justi-
fique sua
resposta.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA
Conteúdo:
Movimentos sociais.
Resposta
esperada:
Espera-se
que o candidato conheça os elementos que caracterizam os movimentos sociais e
os diferenciam das
manifestações
espontâneas.
(ENEM – 2010)
Fonte:
Incra, Estatísticas Cadastrais. 1998
O gráfico
representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no
Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada
no gráfico apresentado?
a) a
concentração de terras nas mãos de poucos.
b) a
existência de poucas terras agricultáveis.
c) o
domínio territorial dos minifúndios.
d) a
primazia da agricultura familar.
e) a
debilidade dos plantatios modernos.
(ENEM – 2010) A maioria das pessoas daqui era do
campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera
do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir
mão de obra. É gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir
trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense,
entrevistado em 22/03/1998)
Ribeiro,
H.S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos. Araraquara. Wunderlich, 2001
(adaptado).
O texto
retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas
do século XX, consequência:
a) dos
impactos sociais da modernização da agricultura.
b) da
recomposição dos salários do trabalhador rural.
c) da
exigência de qualificação do trabalhador rural.
d) da
diminuição da importância da agricultura.
e) dos
processos de desvalorização de áreas rurais.
(UFU –
2009) O panorama cultural do Ocidente nas últimas décadas tem sido marcado,
entre outros aspectos, pela presença mais acentuada de múltiplos grupos
identitários, o que se relaciona às críticas ao projeto da modernidade.
Sobre este fenômeno, é correto afirmar:
a) o surgimento de uma diversidade cultural mais
ampla é um fenômeno social que reforça a validade das explicações científicas
em torno do determinismo biológico e do determinismo geográfico, os quais
embasam as interpretações sobre as variações de costumes entre diferentes grupos.
b) a modernidade ocidental se caracteriza por um
projeto político, filosófico e científico de unificação das identidades
sociais, princípios estes que são reforçados a partir da segunda metade do
século XX em decorrência das mudanças sociais em direção ao multiculturalismo.
c) a valorização da diversidade cultural é uma
mudança recente ocorrida no ocidente, que se destaca pela ênfase na
homogeneidade cultural, pela defesa dos direitos individuais e pelo combate às
políticas de identidade, por entende-las como forma de naturalização dos
costumes.
d) os princípios de diversidade cultural e de
valorização das diferenças, com base na multiplicidade de identidades
constituídas por marcadores sociais − como, por
exemplo, raça/etnia, gênero, sexualidade, faixa etária, e outros − estão
presentes na contemporaneidade.
e) a defesa da diversidade cultural implica em
modificação de comportamentos, aumento dos preconceitos e da violência cultural
contra as culturas hegemônicas.
(UEM –
2010) Sobre o surgimento da Sociologia e suas proposições acerca da explicação
do mundo social, pode-se afirmar:
a) a Sociologia é uma manifestação do pensamento
moderno e uma forma de conhecimento do mundo social, cujas explicações são
fundadas nas descobertas das ciências naturais e físicas, por pressupor uma
unidade entre sociedade e natureza e rejeitar o uso de leis gerais no
conhecimento.
b) os pensadores fundadores da Sociologia
concentraram seus esforços em interesses políticos e, portanto, práticos, face
aos objetivos de contribuir para as transformações sociais e para a
consolidação de uma nova ordem social diversa das sociedades feudal e
capitalista.
c) a desagregação da sociedade feudal e a
consolidação da sociedade capitalista, com o consequente processo de
industrialização e urbanização em países da Europa, contribuíram para o
surgimento da Sociologia como forma de conhecimento das sociedades em extinção.
d) a Sociologia surgiu no século XIX, vinculada à
sociedade moderna, no contexto das transformações econômicas e sociais e no
bojo das mudanças nas formas de pensamento, influenciadas pelas revoluções
burguesas do século, bem como pelos ideais iluministas.
e) a Sociologia é uma forma política constituída
através do pensamento científico e tem por objetivo implantar ideias
socialistas, dividindo a riqueza entre todos.
(UFMA)
Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico o
conceito que se tornará o objeto primeiro desta ciência. Trata-se
do(a):
a) caos social.
b) realidade social.
c) fato social.
d) arrogância social.
e) ganância social.
b) realidade social.
c) fato social.
d) arrogância social.
e) ganância social.
(FGV – 2011) Desde meados dos anos 1960, as
mulheres ingressaram de modo mais destacado no mercado de trabalho. Após
décadas desse fato, pode-se afirmar que:
a) depois
das cotas femininas dos partidos políticos, houve um equilíbrio de gênero na
indicação de líderes, pois as mulheres passaram a candidatar-se a cargos
eletivos em todo o mundo.
b) mesmo
quando possuem a mesma escolaridade que os homens, recebem salários mais baixos
e não chegam, na mesma proporção que eles, a postos de comando em empresas.
c) apesar
do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, ela é menor no
segmento informal, como evidencia a carência de empregadas domésticas nos
grandes centros urbanos.
d) ainda
que elas tenham se tornado mais independentes, falta-lhes experiência em cargos
de gestão, em função dos afazeres domésticos que predominam em seu cotidiano.
e) depois
da queda das taxas de natalidades, elas passaram a ser estimuladas a abandonar
suas atividades profissionais, para aumentar o crescimento populacional.
(UEL – 2011) Dilma Roussef é a primeira mulher a
ser eleita Presidente da República no Brasil. Nos últimos 50 anos, outras
mulheres já ocuparam ou ocupam as lideranças políticas de suas nações, como
Margareth Tatcher, na Inglaterra, Ângela Merker, na Alemanha, Cristina
Kirchner, nas Argentina, Golda Meir, em Israel e Benazir Butho, no Paquistão.
Sobre a
condição feminina contemporânea, é correto afirmar:
I – A
Revolução industrial, nos séculos XVIII e XIX, concedeu às mulheres,
simultaneamente, o direito ao trabalho e ao voto, colocando-as em igualdade de
condições com os homens.
II – A
Revolução Sexual da década de 1960-70 estimulou a fixação da mulher no lar,
proporcionando mais tempo para os cuidados com a família e o casamento.
III –
Embora ocupem cargos de lideraça política em vários países, as mulheres ainda
constituem minoria entre os grupos dirigentes políticos e econômicos de todo o
mundo.
IV –
Existe até hoje uma divisão sexual do trabalho, na qual as mulheres ganham
salários menores que os dos homens, executando as mesmas funções e cargos.
Assinale
a alternativa correta:
a)
Somente as afirmativas I e II são corretas.
b)
Somente as afirmativas I e III são corretas.
c)
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d)
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e)
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
(ENEM –
2010) “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores
para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembléia de Clérigos
reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo
crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado”, e,
por isso mesmo, nefando.
NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA, L. História
da vida privada no Brasil. V.1.São
Paulo.
Companhia das Letras, 1997 (adaptado)
O número de homossexuais assassinados no Brasil
bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de
Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis)
nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.
Acesso em: 29 adr. 2010 (adaptado).
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação
sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos
violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e
assassinatos de homossexuais no País estão associadas:
a) à baixa representatividade política de grupos
organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
b) à falência da democracia no País, que torna
impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra
homossexuais.
c) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social
os homossexuais, além de impedi-los de exercer os seus direitos políticos.
d) a um passado histórico marcado pela demonização
do corpo e por formar recorrentes de tabus e intolerância.
e) a uma política eugênica desenvolvida pelo
Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes
filosófico-científicas.
(UFU – 2009) “Alegando ser ‘um conjunto de regras
diabólicas’ e lembrando que ‘a desgraça humana começou por causa da mulher’, um
juiz de Sete Legoas (MG) considerou inconstitucional a Lei Maria da Penha e
rejeitou pedidos de medidas contra homens que agrediram e ameaçaram suas
companheiras.” (Folha de São Paulo, 21 de outubro de 2007)
O trecho supracitado refere-se à temática da
violência contra a mulher. Tendo como referência a sociologia de Èmile Durkheim
e sua concepção de sociedade, podemos afirmar que a violência contra a mulher
é:
a) um fenômeno de ordem sagrada, uma regra divina,
como forma de punição à mulher face à sua culpa pela expulsão dos humanos do
Jardim do Éden.
b) um fenômeno natural, originado nas diferenças
biológicas entre homens e mulheres, as quais instituem a superioridade
masculina e a fragilidade feminina.
c) um fenômeno moral, embasado em padrões
socialmente estabelecidos, os quais regulam as relações sociais entre homens e
mulheres.
d) consequência de um desequilíbrio emocional na
personalidade masculina, o que requer tratamento individual com profissionais
especializados.
e) algo normal e tem sua função social de
estabelecer a diferença entre homens e mulheres, sendo estes superiores
naturalmente.
(UEMS –
2010) Considerando as informações da tabela, é correto afirmar que:
América
do Norte
|
650 mil
a 1,8 milhões
|
Caribe
|
200 mil
a 510 mil
|
América
Latina
|
1,4 a
2,4 milhões
|
Europa
Ocidental
|
570 mil
a 890 mil
|
Norte
da África e Oriente Médio
|
230 mil
a 1,4 milhões
|
África
Subsaariana
|
23,8 a
28,9 milhões
|
Europa
Oriental e Ásia Central
|
990 mil
a 2,3 milhões
|
Oriente
Asiático
|
440 mil
a 1,4 milhões
|
Sul e
Sudeste da Ásia
|
4,5 a
11 milhões
|
Oceania
|
45 mil
a 120 mil
|
I. o maior número de pessoas infectadas pelo HIV
localiza-se na América Latina e Caribe.
II. os países centrais como Estados Unidos e parte
da Europa Ocidental concentram o maior número de pessoas com HIV no mundo.
III. a África Subsaariana apresenta um quadro
preocupante, pois concentra a maior população infectada por HIV no mundo,
superior inclusive ao somatório de todas as outras áreas do planeta.
a)I e II apenas.
b) I, II e III.
c) II apenas.
d)II e III apenas.
e) III apenas
(UFMA –
2009) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da
sociologia foram:
a) a
Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b) a
Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a
Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a
Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
e) a
Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.
(UEMA) Os novos movimentos sociais, principalmente
os ambientalistas no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às
indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da
Floresta Amazônica, dentre outros. Sobre esses movimentos, leia as proposições
abaixo.
I. São
movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta
Terra das agressões do homem.
II. São
movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção
capitalista instaurando o socialismo.
III. São
movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como
devastadoras do planeta Terra.
IV. São
movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
É CORRETO
o que se afirma em:
a) II e
IV apenas
b) II e
III apenas
c) I e
III apenas
d) I e IV
apenas
e) Ie II
apenas
(UEMA) Assinale a alternativa que corresponde ao
conceito de “Dominação Legítima”, formulada pelo sociólogo alemão Max
Weber.
a)
Capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social.
b)
Capacidade de liderar numa determinada situação social.
c)
Probabilidade de impor a sua vontade numa determinada situação social.
d)
Probabilidade de operar através de atos ou uso da violência.
e)
Probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato.
(UEMA) A globalização é um processo antigo que teve
inicio com o desenvolvimento capitalista e sua expansão ultramarina. Dentre as
proposições abaixo, assinale a alternativa que expressa esse processo nas suas
configurações atuais.
a)
Homogeneização dos mercados, tecnologias informacionais e estatização.
b)
Exportação de mercadorias, competição global e economia planificada.
c)
Tecnologias informacionais, competições e monopólios públicos.
d) Competição, colaboração entre Estados imperiais
e tecnologias informacionais.
e)
Competição global, isolamento dos mercados regionais e fundo público.
Quais os critérios que devemos considerar ao
escolhermos nossos candidatos a deputados, segundo o jornalista Osvaldo Biz?
a.
( ) compromisso, honestidade, se é um “ficha limpa” e se sempre
visto ao lado do povo;
b.
( ) compromisso, honestidade e declaração de bens e de quanto vai
gastar na campanha;
c.
( ) compromisso do partido do candidato quanto à nossa cidade, ou
bairro em que moramos;
d.
( ) qual o compromisso do partido em transformar a realidade social
e preservar a realidade com tal.
e.
( ) qual o compromisso do partido em transformar a nossa realidade,
se acompanha nosso candidato a Presidente, ou Governador.
Na Constituição Federal encontramos mecanismos para
a participação direta da população nas decisões importantes de nosso país. São
eles:
a.
( ) Plebiscito, Abaixo-Assinado e Iniciativa Popular
b.
( ) Referendo, Plebiscito e Manifestação
c.
( ) Iniciativa Popular, Plebiscito e Manifestação
d.
( ) Plebiscito, Iniciativa Popular e Referendo
e.
( ) Referendo, Plebiscito e Eleições.
“Depois
de perseguir, torturar, matar, exilar, cooptar ou aniquilar todos os políticos
que não aceitavam os padrões impostos, as elites tentaram manter o engodo da
alternância partidária e da existência de uma vida política plural com a
existência do bipartidarismo plural”.
O
fragmento acima se refere:
a.
( ) ao momento de ruptura com a democracia feita por Getúlio
Vargas, em 1937 ao decretar o Estado Novo e implantar uma ditadura dita
“democrática”.
b.
( ) à Ditadura Militar de 1964, implantada a partir de um golpe de
estado contra o Presidente João Goulart e que implantou no poder todos os
políticos do MDB.
c.
( ) ao momento mais repressivo da segunda metade do século XX em
nosso país, ou seja, à Ditadura Militar de 1964 a 1985, quando os militares
aliados aos conservadores vieram a criar o bipartidarismo, com a ARENA e o MDB,
contudo sem significar uma democracia real.
d.
( ) ao momento de reabertura política, em 1985, com a criação de
vários partidos oriundos da Ditadura Militar, dentre eles: PDS, PMDB, PT, PDT e
outros.
e.
( ) ao bipartidarismo oficial do governo que impera até os dias
atuais, dividindo a classe política em direita e esquerda.
No que consiste a política?
a.
( ) Num conjunto de poderes relacionados entre si e que refletem
pensamentos diferentes entre partidos políticos de direita e esquerda e que
acabam por ser o foco de decisão de nossas vidas.
b.
( ) No conjunto das relações de poder vividas na sociedade. Está
ela presente em toda parte, presente em todas as relações sociais.
c.
( ) A política consiste num sistema de relações de poder e disputa
que vivemos na vida adulta.
d.
( ) A política consiste em negociações e disputas entre políticos,
partidos e acaba por influenciar nossas vidas em tudo, pois das decisões dos
políticos aguardamos o porvir da sociedade.
e.
( ) Todas as questões estão corretas.
A imagem abaixo faz alusão à mesma crítica feita no
documentário de Sílvio Tendler, Encontro
com Milton Santos. A globalização vista do lado de cá sobre a enorme
disparidade atual entre:
a.
( ) O “Norte desenvolvido” e o “Sul Subdesenvolvido”.
b.
( ) O crescimento espacial do norte em detrimento do encolhimento
financeiro do Sul
c.
( ) O domínio dos países periféricos sobre os mercados mundiais e
bolsas de valores.
d.
( ) As economias nacionais de todo o globo, de forma indistinta.
e.
( ) Ricos e pobres cada vez mais distantes.
O
Consenso de Washington, criado em 1989 e defendido por diversos economistas
neoliberais, difunde para os países da periferia, mais especificamente para os latinoamericanos
alguns princípios que devem orientar as “nações em desenvolvimento e do
Terceiro Mundo”. Esses princípios adotados por países como Brasil, Argentina,
Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia na década de 1990 significaram, na
prática:
I -
Mínima participação dos Estados nas economias, com o consequente enxugamento
dos serviços públicos.
II –
Flexibilização trabalhista, com o consequente aumento da oferta de empregos e
salários.
III –
Liberdade de mercado e de circulação de serviços e do capital e formação de
grandes oligopólios transnacionais.
IV –
Abertura dos mercados internos (nacionais) a produtos estrangeiros com o
consequente desenvolvimento dos parques industriais nacionais e melhora
substancial do PIB e IDH dos países.
V – Privatização
de empresas de setores estratégicos que passaram a lucrar e reverter o lucro
para as políticas públicas.
VI –
Empobrecimento dos países periféricos como Bolívia, enquanto que países como
China, que se negaram a seguir o receituário neoliberal cresceram muito acima
da média mundial.
VII –
Aumento do desemprego estrutural.
As
alternativas que respondem corretamente a questão são:
a)
( ) I, IV, V, VI e VII;
b)
( ) I, III, VI e VII;
c)
( ) I, III, V, VI e VII;
d)
( ) III, V, VI e VII;
e)
( ) Todas as alternativas estão corretas.
Aponte a alternativa INCORRETA.
a.
( ) Os diagnósticos e previsões do FMI, Banco Mundial e do Consenso
de Washington para a economia mundial na última década impediram um desastre
maior provocado pela globalização neoliberal.
b. ( ) A
forma que as empresas transnacionais encontraram para ampliar o domínio dos
mercados, especialmente nos países periféricos foi reduzir o poder dos
Estados periféricos.
c.
( ) O núcleo estratégico da ofensiva neoliberal se voltou contra o
Estado: o Estado regulador, o Estado empreendedor e promotor do bem-estar
social.
d.
( ) Com a globalização, o mercado se estendeu pelo mundo todo,
tornando-se quase que um só mercado.
O exemplo dado por alguns governos, como “choque de
gestão”, onde alguns governantes procuram a simpatia popular diante das
reformas estruturais rebaixando os próprios salários se apresenta como
mecanismo de contenção de gastos públicos e pode ser visto como proposta
neoliberal de modernização do Estado.
Essa modernização compreende um conjunto de medidas que visa a organização da
sociedade através das leis gerais da economia, determinadas pela:
a.
( ) Retirada do Estado da economia é apresentada como necessidade
ao pleno desenvolvimento do Estado de Bem Estar Social.
b.
( ) Globalização, fenômeno esse que não passa de um mito, pois o
que existe é uma mera expansão de empresas transnacionais.
c.
( ) Mão invisível do mercado, capaz de regular toda a vida social,
harmonizando eventuais conflitos, esclarecida por Adam Smith.
d.
( ) Política estadunidense imperialista e de flexibilização das
leis trabalhistas e avanço de políticas sociais.
e.
( ) Capacidade de comando do Fundo Monetário Internacional – FMI.
“O olhar
sobre a primeira globalização vem das viagens de descobrimento e conquista. Os
imensos territórios conquiestados não estavam desocupados. Em apenas um século,
entre 1500 e 1600, dos 80 milhões de nativos existentes na América
Pr-e-Colombiana, 70 milhões foram exterminados, 2 mil línguas desapareceram com
eles. Tupis, quéchuas, Mapuches, tiveram seus territórios ocupados e demarcados
arbitrariamente, ignorando-se povos, culturas, línguas, religiões, para
facilitar a dominação e o saque de suas riquezas.
Os 10
milhões de escravos africanos transplantados para o Brasil, depois de séculos
de escravidão nas plantações de cana, de café nos garimpos das Minas Gerais,
ficaram abandonados à própria sorte.
A
primeira globalização do colonialismo se caracterizou pela ocupação
territorial. A segunda globalização começou no final do século XX, marcada pela
fragmentação dos territórios” – Milton Santos 2000
De acordo
com o fragmento acima, escolha a alternativa abaixo que corresponde ao sentido
mais adequado ao último parágrafo:
a)
( ) A globalização é um fenômeno antigo, que vem das Grandes
Navegações dos séculos XV e XVI. O que houve no final do século XX foi apenas o
aprofundamento das políticas neoliberais já existentes há séculos.
b)
( ) A primeira globalização foi efetuada a “ferro e fogo”, com a
colonização e o imperialismo. A segunda globalização vem se desenvolvendo no
âmbito virtual, sem conflitos e guerras e com ampla participação dos movimentos
sociais.
c)
( ) O que se percebe a partir do fragmento de Milton Santos é que
este intelectual advoga a tese de que a globalização no final do século XX vem
desconstruindo o estado nacional e desregulando as “matrizes da vida social”.
d)
( ) A globalização é o avanço do capitalismo, de forma desumana e
injusta. Por ser um processo que beneficia apenas a elite burguesa críticas de
diversos intelectuais. Assim a globalização é negada por pesquisadores como
Milton Santos.
e) (
) A globalização precisa ser regulada pelos Estados e orientada
pelos movimentos sociais. Somente com a junção dos interesses das
multinacionais aos interesses das populações marginalizadas, sob orientação do
Consenso de Washington poderá haver maior equidade e justiça social.
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