quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividades de História do Brasil - REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS


 
Atividades de História do Brasil - REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS
Questão 1: (FUVEST/SP) Em 1930, um golpe colocou Getúlio Vargas no poder. Esse ato foi justificado pelas acusações de que a posteriormente chamada "República Velha" estava "carcomida". Nesse sentido, quais as críticas do grupo vitorioso com relação
 a) À predominância de São Paulo na federação?
 b) As práticas políticas imperantes nas eleições?

 Questão 2: (UNIFESP/SP) Em tempos de forte turbulência republicana, o ano de 1922 converteu-se em marco simbólico de grandes rupturas e da vontade de mudança. Eventos como a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista, a criação do Partido Comunista e ainda a conturbada eleição presidencial sepultaram simbolicamente a Velha República e inauguraram uma nova época. (Aspácia Camargo, "Federalismo e Identidade Nacional, Brasil, um século de transformações. 2001.) Pode-se afirmar que a situação descrita decorre, sobretudo,
 A - Do forte crescimento urbano e das classes médias.
 B - Do descontentamento generalizado dos oficiais do exército
 C - Da postura progressiva das elites carioca e paulista.
 D - Do crescimento vertiginoso da industrialização e da classe operária.
 E - Da influência das vanguardas artísticas européias e norte-americanas.

 Questão 3: (UEFS/BA) Durante a Primeira República, ocorreram vários movimentos sociais, frutos da estrutura econômica agroexportadora e de um sistema político que atendia aos interesses da elite econômica do Brasil. Dentre esses movimentos, o que estabeleceu uma comunidade baseada na propriedade coletiva da terra, imbuida do grande religiosidade, foi:
 A - a colônia de Santa Cecília, na região sul do Brasil;
 B - a Revolta de Juazeiro, liderada por Padre Cícero;
 C - o arraial de Canudos, no sertão da Bahia;
 D - o movimento camponês do Contestado;
 E - os sindicatos anarcossindicalistas.

 Questão 4: (UEFS/BA) Durante o período republicano brasileiro, os sucessivos governos têm adotado políticas econômicas objetivando associar o controle da inflação à questão da dívida externa. Dentre essas políticas, destaca-se:
 A - o Funding Loan, estabelecido na Primeira República, que renegociou a dívida externa e executou uma política recessiva de controle inflacionário;
 B - a política de valorização do café, que, através de novos empréstimos estrangeiros, financiou a produção, aumentando a oferta do café e diminuindo a inflação;
 C - a política industrializante de Vargas, que, ao restringir a entrada de capital estrangeiro, reduziu a dívida externa e combateu a inflação com a maior oferta de produtos nacionais;
 D - o rompimento do acordo com o FMI, no governo Juscelino Kubitschek, que possibilitou ao governo investir capital na infra-estrutura, baixando o custo da produção e o preço das mercadorias;
 E - as reformas de base do governo João Goulart, que suspendeu o pagamento da dívida externa e estabeleceu a reforma agrária, o aumento da produtividade agrícola, reduzindo o preço da cesta básica.

 Questão 5: (FSBA) Ser governado é ser vigiado, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, regulado, rotulado, doutrinado, concitado a isso e àquilo, controlado e censurado, sujeitado a ordens por homens que não têm o direito e nem os conhecimentos e nem a virtude. Ser governado significa ser, a cada operação, a cada transação, a cada movimento, (... J registrado, controlado, sujeito a impostos, (... J estorvado, reformado, recriminado, preso. É ser, sob o pretexto dos grandes interesses, sujeito a taxações, manobrado /... J explorado, (... J reprimido, julgado, maltratado. (... J Isto é o governo, esta é a sua justiça, esta é a sua moralidade PERRY, 1985, p. 553-554. A ideologia retratada no texto encontra-se característica e fundamentalmente presente, na História do Brasil:
 A - nas concepções que levaram à fundação do arraial de Canudos;
 B - nas primeiras organizações operárias brasileiras da Primeira República;
 C - no movimento tenentista que abalou a República Oligárquica;
 D - na Aliança Nacional Libertadora, liderada por Luís Carlos Prestes;
 E - no movimento estudantil em sua luta pelo impeachment do presidente Collor.

 Questão 6: (UNAMA/PA) "Um dos maiores cartões postais de Belém e símbolo da cultura paraense, o suntuoso Theatro da Paz, preserva mais de um século de história, que se confunde em muitos aspectos com o início do desenvolvimento urbano da cidade [...] Começou a ser construído em 1868, a maior casa de espetáculos do Pará, considerada um dos mais belos teatros do mundo." O Liberal. Belém, 30 out. 2005, p.15, Troppo Demais (a revista de domingo). A partir da leitura do trecho do artigo anterior, e dos estudos que existem sobre os processos urbanísticos na Amazônia, é correto dizer que o Theatro da Paz:
 A - É uma das construções edificadas no primeiro processo de urbanização de Belém, ocorrido ainda no período colonial, sob a orientação do arquiteto bolonhês Antonio Landi.
 B - Foi construído nos primeiros anos da República, dentro de um plano de modernização da cidade de Belém, compatível com o discurso do novo regime.
 C - É uma das obras construídas por Antônio Lemos, quando esteve à frente da Intendência de Belém e a que mais contribuiu para que esta cidade passasse a ser chamada de "Paris na América".
 D - Faz parte de uma série de obras, edificadas no áureo período da borracha, quando Belém viveu um grande desenvolvimento urbano em função dessa riqueza econômica.

 Questão 7: (UEPA) Uma vez colhido, o café era colocado em tanques de pedra. Era um trabalho penoso e denominado fundo de caixão. “O Barão Pati do Alferes, rico cafeicultor fluminense, orientava o seguinte: Fazê-lo de manhã cedo e que não passe das 9 horas, porque depois não haverá tempo de secar no dia, o que sucede sempre, se é bem mexido. Sobre o coche, corre uma bica de água (...) senão carrega-se em barris (...) e consecutivamente, o que é uma calamidade”. MARTINS, Ana Luiza. O trabalho nas fazendas de café. São Paulo: Ática, 1994. p. 22. Adaptação. O trecho anterior diz respeito a uma das fases da lida com o café nas fazendas. Considerando as informações constantes nele, os termos em destaque e as contribuições historiográficas sobre o assunto, é correto considerar que a fase referida no texto é a(o):
 A - secagem;
 B - catação;
 C - lavagem;
 D - brunimento;
 E - despolpamento.

 Questão 8: (UEPA) “Anarquismo é o nome que se dá a um princípio ou teoria da vida e do comportamento que concebe uma sociedade sem governo, em que se obtém a harmonia, não pela submissão à lei, nem obediência à autoridade, mas por acordos livres e estabelecidos entre os diversos grupos, territoriais e profissionais, e consumo, e para a satisfação da infinita variedade de necessidade e aspirações de um ser civilizado”.
 KROPOTKIN, P. Anarquismo. IN: TRAGTENBERG, Maurício (Org.). Kropotkin. Textos Escolhidos. Porto Alegre: L&PM, 1987. p. 19.Nesse sentido, durante a República Velha, a participação e o exercício da cidadania no que tange às camadas populares podem ser identificados(as):
 A - pelas ações mutualistas criadas em 1830, em que trabalhadores com ofícios determinados discutiam idéias anarquistas e desenvolviam greves como forma de protestos;
 B - entre 1910 e 1917, quando os trabalhadores paulistas com forte tendência socialista lutavam pela radicalização de revoltas nos bairros operários e fundaram o Partido Comunista Brasileiro;
 C - na ação dos sindicatos como principal força dos trabalhadores, nos quais os anarcosindicalistas lideraram várias greves gerais e parciais, preparatórias para a grande revolução;
 D - nos jornais, AVANTI, O SOCIALISTA, A PLEBE, pelos quais os socialistas atuaram nos grupos operários, servindo como intermediários com o governo central, conseguindo diminuir a repressão;
 E - pela liderança dos anarquistas até 1940, quando o movimento operário brasileiro utilizou-se de greves e sabotagens, pelas ações Mutualistas como estratégias de combate.

 Questão 9: (UEA/AM) No início, as autoridades do Norte achavam que a exploração da borracha podia provocar a destruição dos seringais e o abandono da agricultura de café, algodão, tabaco, cravo e mesmo cacau. Quando a renda das exportações aumentou, deixaram de se preocupar. A borracha amazônica chegou a 61% da produção mundial, quando começou a concorrer com o produto asiático, levando ao seu declínio.
 Assinale a alternativa errada a respeito dos fatores do declínio da economia da borracha da Amazônia:
 A - As plantações asiáticas contavam com transportes mais rápidos e fretes mais baratos, atraíram os capitais que aqui eram investidos na comercialização e superaram o rendimento do trabalho solitário do seringueiro amazônico.
 B - Pouco dos lucros auferidos com as exportações foi investido na melhoria das condições de produção, como plantio e transporte, e muito foi canalizado para custeio de consumo.
 C - Os representantes políticos da Amazônia não conseguiram consolidar uma política de defesa da economia da borracha, diante da resistência de representantes dos setores econômicos tradicionais das regiões politicamente mais influentes.
 D - A organização da produção asiática, mesmo não procurando oferecer melhores condições de operação aos seus trabalhadores, permitia uma rentabilidade do trabalho maior do que a difícil coleta brasileira, dispersa na extensão da mata.
 E - O Plano Stevenson, elaborado em 1922 para adequar a oferta da borracha colonial britânica à demanda existente, mediante uma tarifa móvel de imposto de exportação, permitiu-lhe dominar o mercado mundial e vencer a produção brasileira.

 Questão 10: (UFAM) Desde a Proclamação da República, a história das constituições brasileiras registra o lento avanço da democratização e da ampliação da cidadania em nosso país. Que Carta Constitucional pode ser apontada como uma clara exceção a essa regra?
 A - A Constituição de 1988.
 B - A Constituição de 1934.
 C - A Constituição de 1946.
 D - A Constituição de 1891.
 E - A Constituição de 1937.

 Questão 11: (UDESC) - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina -
 Há um período compreendido entre 1870 e 1914, aproximadamente, que ficou conhecido como “Belle Époque”.Dentre as manifestações que caracterizaram o Brasil nesse período, é correto afirmar que houve:
 A - o pouco investimento na urbanização e no ajardinamento das grandes cidades brasileiras da época, a exemplo da cidade do Rio de Janeiro;
 B - a emergência de cidades ligadas ao regime imperial, a exemplo de Vila Rica;
 C - um evidente projeto modernizador republicano brasileiro, sob inspiração dos valores socioeconômicos europeus;
 D - o surgimento da televisão, um dos principais veículos de comunicação desse período;
 E - a Revolta da Vacina, implementada pela população paulista, contrária à política sanitária de Osvaldo Cruz e apoiada por Pereira Passos.

 Questão 12: (ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
 Vários movimentos de rebelião popular ocorreram na história brasileira. Dois deles, Canudos e Contestado, foram muito relevantes nas primeiras décadas da república brasileira.Sobre o contexto e as características desses movimentos, todas as afirmativas estão corretas, exceto a:
 A - Os dois movimentos referidos lutavam pela reforma agrária, contra o capital estrangeiro e pela nacionalização de empresas européias e norte-americanas no país.
 B - Possuíam também um caráter messiânico. Seus líderes se identificavam profundamente com interpretações religiosas de seus movimentos.
 C - A repressão aos dois movimentos foi extremamente violenta. Segundo a ótica da república brasileira eram movimentos que ameaçavam a ordem e o progresso do país.
 D - O jornalista e escritor brasileiro Euclides da Cunha acompanhou o confronto de Canudos. Sua obra, Os Sertões, traz uma descrição impressionante desse processo histórico.
 E - Na região do Contestado, um dos principais motivos do conflito foi a concessão de amplas faixas de terras a companhias estrangeiras que construíram uma estrada de ferro e exploraram a madeira da região, expulsando os habitantes que lá viviam há muito tempo.

 Questão 13: (UNEMAT/MT) Na década de 1930, no município de Poconé, surgiu um movimento social com fortes influências religiosas, de cunho popular, que chegou a preocupar as autoridades do Estado, chegando inclusive à intervenção militar. Este movimento ficou conhecido como “Revolta do Tanque”. A história de Poconé tem semelhanças com outros movimentos populares que ocorreram entre o fim do Império e primeiros anos da República do Brasil.Assinale a alternativa que apresenta o nome desses movimentos:
 A - Cangaço.
 B - Messianismo.
 C - Levante Operário.
 D - Guerrilha Rural.
 E - Coronelismo.

 Questão 14: (UNEMAT/MT) Entre o final do século XIX e o começo do século XX, uma instituição brasileira que ganha destaque é o Exército.Sobre esse enunciado, assinale a alternativa correta:
 A - Internamente, no começo da república, o Exército apresentava três grupos distintos: os monarquistas fiéis, os republicanos convictos e os monarquistas descontentes com os rumos do Império, que aderiram ao ideário republicano.
 B - O Exército se fortaleceu junto à Marinha e à Aeronáutica e constituíram as Forças Armadas, para combater os rebeldes da República.
 C - Como qualquer outra força, o Exército manteve-se isento de questões políticas, o que favoreceu o preenchimento de seus cargos e patentes com base no nível social do militar.
 D - A influência dos Estados Americanos, assim governados por ditadores militares, ajudou a acelerar a formação da República Brasileira.
 E - A força militarista do Exército brasileiro provém das experiências do coronelismo que se caracterizou pelo controle político dos estados.

 Questão 15: (UNEMAT/MT) A expressão “gente do coronel fulano...”, indica um tempo político da história republicana no Brasil.Sobre a afirmativa anterior, assinale a alternativa correta.
 A - Em Mato Grosso não teve o coronelismo, pois além de ser uma conduta política somente do nordeste, a fronteira do Centro-Oeste era guarnecida por militares.
 B - Por ser o coronelismo uma forma de governo das oligarquias agrárias, ele não aconteceu em Mato Grosso, uma vez que a ocupação das terras do Centro-Oeste deu-se pelo extrativismo e pela mineração, o que dificultou formar uma elite rural.
 C - O coronelismo se fez presente em Mato Grosso e, como em outros locais do Brasil, teve uma base familiar e rural, onde os proprietários de terra eram também os chefes políticos.
 D - Figuras políticas como Generoso Ponce e os irmãos Murtinho tiveram seus poderes políticos fortalecidos em virtude de terem apoiado o varguismo para acabar com o coronelismo.
 E - Em Mato Grosso, o coronelismo se tornou mais acirrado pelas disputas políticas pela oligarquia agrária do norte contra a oligarquia mineradora do sul.

 Questão 16: (UFF/RJ) “Duas lendas convergentes e significativas sobre a Madeira-Mamoré firmaram-se ao longo do tempo no imaginário popular. A primeira, pelo lado da força de trabalho, tinha como certo que o número de mortos era exatamente igual ao de dormentes colocados na ferrovia; a segunda, no tocante ao capital, afiançava que os altos custos do empreendimento converteram aquela estrada na ferrovia dos 'trilhos de ouro'” Hardman, Francisco Foot. Trem Fantasma. São Paulo: Cia das Letras, 1988, p. 179-180. O texto acima remete a alguns mitos que envolveram a construção da “ferrovia do diabo”, de modo a introduzir a civilização em plena selva amazônica. Com relação a esse empreendimento, analise as afirmativas a seguir:
 I. A construção da Madeira-Mamoré deveu-se ao espírito de lucro, inerente aos capitalistas brasileiros, cujo apogeu, durante o primeiro quartel do século XX, esteve personificado na figura do Marechal Rondon.
 II. A ferrovia Madeira-Mamoré tinha dois objetivos: fornecer à Bolívia acesso ao mar em troca da cessão do território do Acre ao Brasil e agilizar as exportações da borracha amazônica.
 III. As condições de insalubridade vigentes na região amazônica responderam, em grande parte, pelo fracasso da ferrovia, devido à elevada mortalidade dos que nela trabalharam.
 IV. A Madeira-Mamoré integrou o truste norte-americano dirigido por Percival Farqhuar que, dentre outras atividades, controlou a totalidade das ferrovias e portos brasileiros nesse período.
 V. Umas das razões do fracasso da “ferrovia fantasma” foi o declínio dos preços externos da borracha brasileira, justamente no momento de conclusão da obra.
 Com base nos itens acima, assinale a opção que apresenta a numeração cujas afirmativas são verdadeiras.
 A - I – II – III
 B - I – II – V
 C - I – IV – V
 D - II – III – V
 E - III – IV – V

 Questão 17: (UFRRJ/RJ) Leia com atenção o poema abaixo e as afirmativas sobre o movimento modernista realizadas logo em seguida:
 “Quero beber! Cantar asneiras
 No esto brutal das bebedeiras
 Que tudo emborca e faz em caco...
 Evoé Baco!
 Lá se me parte a alma levada
 No torvelim da mascarada,
 A gargalhar em douro assomo
 Evoé e Momo!
 BANDEIRA, Manuel. Bacanal. In: Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
 I. Em 1922, ano do centenário da independência do Brasil, um grupo de letrados, a maioria bem-nascida, organizou em São Paulo exposições e apresentações artísticas com o objetivo de chocar o público. Essa manifestação ficou conhecida como “semana de arte moderna”.
 II. A antropofagia tornou-se teoria entre os modernistas, expressando a tentativa do grupo de combinar as particularidades nacionais e as tendências artísticas mundiais, a herança cultural e os impulsos de modernização. “Comer o invasor” – esse era seu lema.
 III. O comportamento rebelde dos modernistas e o conteúdo inovador de sua arte, ruidosamente vaiada no Teatro Municipal de São Paulo, os transformou em vítimas do forte sistema repressor do governo, tendo seus integrantes sofrido todos os tipos de perseguição.
 IV. Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, José Lins do Rego e Lasar Segall estão entre os nomes mais expressivos do movimento modernista.
 V. Os modernistas empenhavam-se na busca de novas linguagens para expressar o elemento nacional, valorizando o folclore, as questões sociais e desprezando as rígidas métricas dos versos acadêmicos e as padronizações da língua portuguesa.
 Estão corretas as afirmativas:
 A - I, III e IV;
 B - II, III, V;
 C - I, II, III;
 D - I, II, V;
 E - I, IV, V.

 Questão 18: (UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul -
 A charge abaixo contém uma crítica à política do café-com-leite, que vigorou durante a República Velha.

















Acerca das principais lideranças políticas existentes na conjuntura que antecedeu as eleições de 1930, é correto afirmar que:
 A - Washington Luiz acabaria não sendo reeleito, muito embora fosse o preferido nas pesquisas de opinião pública;
 B - Antônio Carlos representava as forças políticas nordestinas, que se contrapunham aos interesses dos cafeicultores paulistas;
 C - Júlio Prestes representava a dissidência paulista, ligada aos setores médios e intelectualizados e reunida em torno do Partido Democrático;
 D - Luiz Carlos Prestes, um dos líderes tenentistas, representava a corrente política de esquerda, comprometida com o combate ao poder oligárquico;
 E - Getúlio Vargas, embora não representado na charge, seria o vencedor das eleições presidenciais, assumindo o poder com a Revolução de 1930.

 Questão 19: (UFRGS) Observe o mapa abaixo:
















 COSTA, Luís César A. & MELLO, Leonel Itaussu A. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1999. p. 276.A área de litígio destacada no mapa corresponde à região onde ocorreu a:
 A - Revolução Federalista;
 B - Guerra de Canudos;
 C - Coluna Prestes;
 D - Revolta da Chibata;
 E - Guerra do Contestado.

 Questão 20: (FFFCMPA/RS) Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre - Observe a gravura abaixo, relativa a um episódio ocorrido no Rio de Janeiro.















 I. Essa insurreição popular se insere no movimento higienista, levado a cabo no Brasil no início do século XX.
 II. O cartaz faz alusão à vacina obrigatória contra a varíola.
 III. No decorrer dessa insurreição popular, os cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha rebelaram-se contra o governo federal.
 Quais são corretas?
 A - Apenas I.
 B - Apenas II.
 C - Apenas III.
 D - Apenas II e III.
 E - I, II e III.

 GABARITO:
 Questão 1: a) Segundo as argumentações da Aliança Liberal, que defendia a candidatura de Getúlio Vargas à presidência, o predomínio da elite cafeeira no governo brasileiro impedia a prática de uma política que atendesse aos interesses verdadeiramente nacionais. As diretrizes da política do café-com-leite, não eram confiáveis na medida em que as práticas econômicas adotadas pelos governos ligados a São Paulo, davam prioridade ao setor cafeeiro em detrimento de outros setores também importantes para a economia nacional. b) As práticas políticas da chamada Primeira República eram absolutamente corruptas e se fundamentaram em fraudes e pelo controle político de massas de eleitores, viciados no clientelismo típico da política do coronelismo. A proposta do grupo vencedor acabou por se estabelecer na Constituição de 1934, que seria a adoção do voto secreto e a criação da Justiça Eleitoral. - questão 2: A - questão 3: C - questão 4: A - questão 5: B - questão 6: D - questão 7: B - questão 8: C - questão 9: E - questão 10: E - questão 11: C - questão 12: A - questão 13: B - questão 14: A - questão 15: C - questão 16: D - questão 17: D - questão 18: D - questão 19: E - questão 20: E



Um comentário:

  1. T-Mobile | titanium helix earrings | TITIAN HEARTONS
    T-Mobile – titanium wheels titanium helix titanium pan earrings T-Mobile is a 2017 ford fusion hybrid titanium subsidiary titanium ring of the International Trade and Exhibition Bureau titanium trimmer as seen on tv (IGC), the world leader in technology

    ResponderExcluir